a
HomeGravidezIncômodos da gravidez: 12 sintomas mais comuns
incômodos da gravidez
incômodos da gravidez
s

Incômodos da gravidez: 12 sintomas mais comuns

A maioria dos incômodos da gravidez é fruto das alterações hormonais que o corpo da mamãe está experimentando durante o desenvolvimento do bebê. Alguns são próprios do início da gestação e outros se modificam a cada trimestre.

A intensidade dessas dores varia de mulher para mulher, mas alguns sintomas são clássicos e podem ser sentidos de forma leve a intensa. 

incômodos da gravidez

Fatores que aumentam os incômodos da gravidez

Para gerar uma vida, o corpo passa por uma grande transformação com o objetivo de adaptar o organismo para carregar e nutrir o bebê. 

Estresse, sedentarismo e excesso de peso aumentam as queixas, mas, em geral, com o crescimento da barriga, é comum que grande parte das gestantes tenham os mesmos incômodos. Veja quais são os principais a cada trimestre:

1° ao 3° mês

O atraso menstrual e as náuseas matinais costumam ser os sintomas mais comentados do primeiro trimestre da gravidez, que vai da 1° até a 13° semana. 

Ainda que a barriga seja pouco visível, é normal sentir cólica já que o útero está se contraindo para o desenvolvimento da placenta. Esse estica-e-puxa também pode durar de forma menos intensa pelos nove meses. Confira outros incômodos:

  • Muito sono: além da ação hormonal, o corpo demanda muita energia para a formação do bebê, gerando fraqueza e cansaço para a mamãe;
  • Enjoos: a causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que as rápidas alterações hormonais do estrogênio, progesterona e hCG desempenham um papel importante no quadro;
  • Dor nos seios: esse sintoma é mais um clássico! O inchaço e a dor acontecem por causa da preparação natural para o aleitamento materno.

incômodos da gravidez

Muitas grávidas também relatam aumento de apetite, alterações de humor,vômitos, tonturas e aumento da frequência urinária. Ingerir porções menores e não ficar mais do que três horas sem comer são alguns cuidados que permitem driblar o enjoo, por exemplo.

4° ao 6° mês

As náuseas e fraquezas tendem a desaparecer para dar espaço à melhor etapa da gravidez que é o segundo trimestre – da 14° a 27° semana. Com os incômodos da gravidez iniciais esquecidas, a grávida poderá começar a exibir a barriga e a sentir os primeiros chutinhos do bebê. 

Nessa fase, a progesterona interfere em alguns processos digestivos, fazendo com que o alimento fique no intestino por mais tempo, causando dor abdominal, inchaço e até hemorroida. 

Desse modo, é importante aumentar o consumo de fibras e ingerir ao menos dois litros de água por dia. A prática de exercícios aeróbicos leves, como caminhadas, também é indicada. Veja os principais sintomas:

  • Azia e má digestão: mais uma vez, a alteração hormonal é o grande responsável por esse tipo de sintoma;
  • Gases: o aumento da progesterona relaxa os tecidos do sistema digestivo, deixando a digestão mais lenta e favorecendo a formação de gases;
  • Prisão de Ventre: o chamado “intestino preguiçoso” é mais um resultado desse festival de hormônios;
  • Varizes e inchaços: causado pelo aumento do peso corporal e aumento do volume de sangue;
  • Dores nas costas: para compensar a carga extra, o corpo da mãe “puxa” o peso com as costas para trás, causando estresse muscular.

incômodos da gravidez

7° ao 9° mês

Junto à ansiedade do 3° trimestre, que ocorre da 28° a 42° semana, o cansaço é quase inevitável e tende a se agravar. O peso da barriga aumenta muito com o pico de desenvolvimento do bebê e a mulher passa a ter outras duas dificuldades, que são:

  • Dificuldade para dormir: quanto maior a barriguinha fica, mais complicado é achar uma posição confortável para dormir;
  • Falta de ar:  com o crescimento do bebê, o diafragma e os pulmões vão sendo comprimidos e a capacidade de expansão da caixa torácica fica diminuída, gerando essa sensação.

É fundamental que a gestante se preocupe em fazer exercícios de respiração para controlar a entrada de ar, atividades de relaxamento como yoga ou massagem. A boa alimentação e qualidade do sono também são fundamentais. 

incômodos da gravidez

Quer saber como aliviar esses incômodos da gravidez?

Veja algumas dicas com o Dr. Gilberto Mello clicando aqui!

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas! 

 

Leia mais:

10 dúvidas sobre inchaço, trombose e varizes na gravidez

10 alimentos para combater o enjoo matinal e a azia na gravidez

Contração de treinamento e parto: conheça as diferenças

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário