a
HomeGravidez10 dúvidas sobre inchaço, trombose e varizes na gravidez
varizes na gravidez
varizes na gravidez
s

10 dúvidas sobre inchaço, trombose e varizes na gravidez

Durante a gravidez, a ação do hormônio progesterona e o crescimento do útero influenciam diretamente na circulação da mulher, provocando a dilatação das veias. E quando esse quadro se une aos fatores genéticos e hábitos nocivos à saúde vascular, o resultado é o aparecimento de inchaço e varizes na gravidez. Também é preciso ter atenção para o risco de desenvolver trombose.

Mas será que dá para prevenir esses problemas vasculares? Conversamos a especialista em angiologia e cirurgia vascular, Dra. Vivian Teixeira Mafra, sobre os principais cuidados nesta fase.

varizes na gravidez

Inchaço e varizes são incômodos que podem surgir na gravidez. Entenda como hábitos saudáveis podem prevenir o problema!

Quais as causas das varizes na gravidez?

A gestação produz hormônios que aumentam a elasticidade das veias. Com o ganho de peso e a alta pressão intra-abdominal, essas veias se dilatam e até podem ficar deformadas. Com isso, aumentam as chances de desenvolver edemas e varizes na gravidez.

Como prevenir as varizes na gravidez?

  • Evitar ganho excessivo de peso;
  • Manter uma alimentação rica em fibras para evitar a constipação intestinal;
  • Não ficar muito tempo parada em pé ou sentada, na mesma posição;
  • Evitar usar cintas abdominais;
  • Realizar caminhadas e/ou exercícios físicos com supervisão médica;
  • Não fumar;
  • Utilizar sistematicamente meias elásticas, indicadas por um angiologista ou cirurgião vascular.
varizes na gravidez

Evitar o ganho de peso excessivo é importante para prevenir edemas e varizes na gravidez.

Como é o tratamento de varizes na gravidez?

Habitualmente, as varizes são tratadas cirurgicamente. Mas gestantes não devem passar por esse tipo de procedimento durante a gravidez, principalmente porque os vasinhos podem desaparecer ao final do puerpério.

Para atenuar o incômodo, a gestante com varizes deve buscar acompanhamento com um cirurgião vascular, que vai indicar a melhor opção de meia elástica de compressão, de acordo com o seu quadro. Atividades físicas regulares e mudanças na alimentação também ajudam.

É verdade que dormir virada para o lado esquerdo é importante para prevenir problemas vasculares na gravidez?

Sim! O ideal é que assim que a barriga começar a crescer, a gestante evite dormir de barriga para cima. O peso do útero contendo feto, placenta e líquido amniótico pode comprimir a veia cava, causando edemas nas pernas além de riscos para a circulação do feto. Como a veia cava se localiza um pouco à direita, recomenda-se dormir para o lado esquerdo.

varizes na gravidez

Para não pressionar a veia cava, as gestantes devem dormir viradas para o lado esquerdo.

Ter varizes na gravidez é perigoso para o bebê?

Não, só é incômodo mesmo para a gestante, que sofre com o inchaço e as possíveis dores. Só é preciso buscar a orientação do obstetra e do cirurgião vascular para tomar medidas e evitar a evolução do problema para a trombose venosa e embolia pulmonar, que são casos raros.

Qual a importância de usar meias de compressão?

Mulheres que têm histórico de varizes (ou outras doenças venosas na família) e já apresentam inchaço nas pernas devem utilizar meias de compressão para evitar piora no quadro. Caso algum familiar ou a própria gestante já tenha tido trombose, o cuidado deve se estender durante o pós-parto – período de maior risco da doença.

Qual é a influência do ganho de peso excessivo na saúde vascular da gestante?

O ganho de peso traz um aumento da pressão dentro das veias nos membros inferiores. Tendo em vista que a gestante já está com um aumento da elasticidade e da permeabilidade das veias, proveniente dos hormônios gestacionais, a chance de edema e do surgimento de varizes na gravidez aumenta proporcionalmente ao ganho de peso. Dessa forma, não só em gestantes, mas em qualquer pessoa, quanto menor ganho de peso, menores as chances de complicações circulatórias.

Quais atividades físicas são indicadas para prevenir problemas vasculares na gravidez?

As atividades físicas são de grande valor nos tratamentos de doenças circulatórias. A musculatura da panturrilha é fortemente responsável pelo retorno venoso adequado das extremidades para o coração. Desta forma, a prática de atividades que fortaleçam essa musculatura das pernas colaboram muito para a redução do edema e para o melhor funcionamento dessa circulação.

As mais indicadas são as de baixo impacto como caminhada , hidroginástica e pilates. Porém, a prática deve ser indicada pelo obstetra e orientada por um profissional de educação física com experiência em gestantes.

varizes na gravidez

A prática de exercícios físicos é recomendada em todas as etapas na gravidez e ajuda na prevenção de varizes.

Como amenizar o inchaço na gravidez?

Atividade física e uso de meias elásticas ajudam a atenuar os edemas. Sempre que possível, a gestante também deve repousar, elevando as pernas. Além disso, manter hábitos saudáveis – ingerir bastante água, manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos – também auxiliam a saúde vascular da gestante.

Você pode conferir mais dicas de como prevenir inchaço na gravidez em outra matéria aqui no Blog Grão de Gente.

varizes na gravidez

Manter as pernas elevadas em alguns períodos do dia ajuda a amenizar dores do inchaço e das varizes na gestação.

Quais são os fatores de risco que contribuem para a ocorrência de trombose na gravidez?

Os hormônios gestacionais são responsáveis em grande parte por esse aumento de risco. Gestantes com história prévia ou familiar de trombose venosa profunda devem redobrar a atenção. Esse risco é ainda maior na fase final da gestação e no puerpério. O ganho de peso excessivo, o tabagismo e a presença de varizes também são fatores de risco significativos.

 

Leia mais

Dieta na gravidez: acompanhamento nutricional é fundamental

Viajar na gravidez exige cuidados. Veja dicas para cada trimestre!

15 principais dúvidas sobre direitos das gestantes

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário