a
HomeGravidezIdade do homem afeta fertilidade
Fertilidade masculina
Fertilidade masculina
s

Idade do homem afeta fertilidade

O relógio biológico é um vilão para as mulheres. Aquelas que pensam em uma gestação tardia precisam correr contra o tempo para que a fertilidade esteja em dia quando a hora chegar. Com mais de 40 anos, além da possibilidade uma gravidez de risco, as chances para estas mulheres engravidarem caem consideravelmente. Mas é importante saber que a idade não prejudica só a fertilidade das mulheres. Os homens também podem ser afetados pelo tempo na hora de gerar um filho.

 

Estudo sobre a fertilidade masculina

Assim comprova um novo estudo da Universidade de Harvard, em Boston, nos EUA. A pesquisa analisou 19 mil fertilizações in vitro (FIV) das tentativas de quase 8 mil casais , ao longo de quatro anos. Resultado? Mulheres abaixo dos 30 anos com parceiros na faixa dos 40 tinham uma chance de 46% para conceber uma criança viva após a FIV. Se a idade do homem estiver na faixa dos 30 anos, estas chances sobem para 76%.

Fertilidade masculina

 

No caso das mulheres mais velhas, na faixa dos 40 anos, quando as taxas de fertilidade são mais baixas, a idade do parceiro não teve impacto no sucesso da concepção e do nascimento. Já mulheres na faixa dos 30 aos 35 e dos 35 aos 40 apresentaram 54% de chances de ter um bebê quando seus parceiros são mais novos tinham entre 30 e 35 e 70% de chances quando seus companheiros tinham menos de 30 anos.

 

Por que a idade do homem afeta a fertilidade?

O motivo ainda não é claro. No caso das mulheres, sabemos que a reserva de óvulos vai diminuindo com o passar dos anos. Mas, no caso dos homens, a produção de esperma é diária. A explicação, então, pode estar na qualidade deste esperma. No ano passado, por exemplo, um estudo da Universidade de Copenhague mostrou que pais com mais idade tem mais chance de ter filhos com autismo, já que o envelhecimento causa uma baixa na qualidade e na quantidade do esperma.

 

Cuidem-se!

As pesquisas ainda não são certeiras, mas já dão pistas de que a idade influencia na fertilidade do casal. Por isso é sempre importante homens e mulheres, que pensam em engravidar, procurarem especialistas e realizarem todos os exames. É bom saber se está tudo bem antes de começarem as tentativas!

 

Acompanhe todas as novidades do blog pelas redes sociais!!!
Vai lá: facebook, instagram pinterest

 

Leia mais:

Brasileiros estão mais inférteis por causa do estresse

Já estou ‘velha’ para engravidar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário


*