a
HomeGravidezHypnoBirthing: É possível ter um parto sem dor
hypnobirthing-capa
hypnobirthing-capa
s

HypnoBirthing: É possível ter um parto sem dor

Você já ouviu falar em parto sob hipnose? O método chama-se HypnoBirthing, mas ao contrário do que se pode imaginar, a filosofia permite que as mães e pais presenciem o momento do parto conscientemente, o que muda é a forma como se controla o próprio corpo, a respiração e a energia deste momento tão especial, reduzindo a dor e aumentando o bem-estar da gestante.

Por meio de meditações guiadas, afirmações positivas, visualizações, respiração e relaxamento, o HypnoBirthing atua como uma forma de autoconhecimento do corpo para as mães, que passam a compreender melhor os limites e pedidos do corpo na hora do parto. Para os acompanhantes, o método também tem efeitos positivos no preparo para receber o novo membro da família de forma suave e gentil.

 

Benefícios do HypnoBirthing

hypnobirthing-capa

Lucia Desideri Junqueira é fisioterapeuta, doula, hipnoterapeuta e instrutora de HypnoBirthing. Ela foi a precursora desse movimento no país, e conta que os principais benefícios dessa preparação para o parto são relacionados ao bem-estar e confiança da gestante e da família. “Essa confiança no processo e na capacidade inata de parir que ajuda a mãe a relaxar durante o trabalho de parto e, portanto, ouvir e seguir seus próprios instintos durante todo o processo. E é exatamente por seguir as dicas do seu próprio corpo e do seu bebê que a gestante consegue vivenciar um parto tranquilo, comumente rápido e fluido, livre de tensão e dor… Todo o processo do nascimento do bebê se caracteriza por momentos conscientes, de amor e suavidade.”

A base do programa de HypnoBirthing é que um corpo relaxado, o exercício de técnicas que auxiliam a mente a se preparar para este momento e a confiança caminham juntos para que o corpo funcione em sua capacidade máxima a favor de um parto simples, rápido,  natural e sem intervenções.

 

Como o HypnoBirthing é realizado?

hypnobirthing-img_0056

Quanto antes os métodos forem postos em prática, durante a gestação, mais preparada a mãe e acompanhante estarão, assim as técnicas serão realizadas de forma automática quando o grande dia chegar! À medida que a gestante pratica os exercícios, a sensação de calma e confiança cresce, num lindo processo de conexão entre a mãe, seu corpo e o bebê.

hypnobirthing-img_5374

No momento do parto, uma meditação guiada é realizada. “As meditações guiadas são como uma hipnose, mas que podem ser gravadas ou lidas pelo acompanhante da gestante no momento do parto. É uma forma extremamente eficaz de ajudar a mãe a colocar a sua atenção exclusivamente nos elementos que contribuem para o bom funcionamento do seu corpo e no seu conforto, ou seja, por mais que a mãe perceba uma dor ou pensamentos de medo passando em sua mente, ela pode escolher (conscientemente) focar a sua atenção apenas nos momentos de conforto ou nos pensamentos de confiança por exemplo”, explica Lucia.

 

Parto normal, cesárea e anestesia

hypnobirthing-img_0001

O índice de cesarianas entre praticantes de HypnoBirthing nos EUA é igual à metade das cesarianas entre mulheres não-praticantes do método, segundo informações do LTM II – Maternidade de Nova York – e do CDC – Centro de Controle de Doenças. “Aqui no Brasil, ministrando aulas do método há 5 anos desde que importei o HypnoBirthing, observo um índice de cesarianas ainda mais baixo entre as praticantes (cerca de 12%), e o uso de analgesia não passa de 30% nos partos vaginais, entre as mães HypnoBirthing”, revela a instrutora de HypnoBirthing.

Quanto ao número de intervenções necessárias entre as praticantes, os resultados foram animadores: Enquanto cerca de 70% das grávidas recorreram à epidural, apenas 20% das praticantes de HypnoBirthing receberam analgesia durante o parto, e o número de induções químicas se manteve na metade do valor registrado nos EUA, entre as mães HypnoBirthing.

Depois desses estudos, muitos outros foram conduzidos para investigar os efeitos do uso da hipnose durante a gestação e o parto nos Estados Unidos e Europa. Os resultados positivos estimularam a OMS a introduzir a sugestão do uso da técnica em seu caderno de publicação anual, uma vez que o HypnoBirthing traz benefícios a longo prazo, sem nenhum tipo de efeito colateral, além de ser um método de baixo custo.

 

Como posso fazer aulas de HypnoBirthing?

hypnobirthing-img_2254

As aulas podem ser feitas online, presencialmente de forma particular, para até três gestantes ou casais, ou em turmas, para mais de três gestantes ou casais. Lucia conta que o contato entre gestantes e instrutor pode ser essencial, e por isso as aulas em ambiente online não são pré-formatadas, nem gravadas e disponibilizadas em pacotes. Para mais informações, acesse o site do HypnoBirthing Brasil

 

Leia mais

Viralizou!! Foto de parto pélvico faz sucesso nas redes sociais

Chá de bênçãos traz apoio e acolhimento para a gestante

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário