a
HomeGravidezSaiba as funções e sintomas dos hormônios da gravidez
hormônios da gravidez
hormônios da gravidez
s

Saiba as funções e sintomas dos hormônios da gravidez

Da fecundação ao parto, os hormônios da gravidez têm um papel fundamental nas mudanças no corpo, desenvolvimento do bebê e até no preparo da mulher para a maternidade. 

Até antes mesmo do teste positivo, os hormônios são importantes para a  concepção, tendo em vista que os níveis inadequados podem causar dificuldades para a mulher engravidar.

Depois, desde o primeiro trimestre da gravidez, eles são os grandes responsáveis por uma montanha russa de sentimentos e mudanças físicas e emocionais. Confira os principais hormônios que atuam no corpo da mamãe e os sintomas que eles causam!

hormônios da gravidez

Hormônios antes da gravidez

Temos dois protagonistas nessa categoria ligada à fertilidade. O primeiro é o hormônio luteinizante (LH), que regula os níveis de estrogênio no corpo e age com o segundo, o folículo-estimulante (FSH), responsável pelo desenvolvimento e liberação dos óvulos. 

Ambos estão mais ativos durante a ovulação e não apresentam sintomas específicos.

HCG traz o veredito do teste positivo

hormônios da gravidez

Para as tentantes, esse é o mais desejado. Depois que o óvulo se fica na parede uterina, a placenta se forma e o corpo começa a produzir o gonadotrofina coriônica humana, mais conhecido como hCG. 

Ele é produzido no primeiro trimestre e sua quantidade dobra em intervalo de poucos dias. Esse é um dos hormônios da gravidez exclusivo! Só as gestantes produzem esse tipo, que entra na urina e na corrente sanguínea e é detectado nos testes de gravidez comuns de farmácia e também nos exames de sangue.

O hCG favorece o aumento da produção de outros hormônios da gravidez, como o estrogênio e a progesterona. Por isso, ele é o grande responsável pelo brilho da gestação, a pele parece ficar mais viçosa e o cabelo também. 

Porém, nem tudo são flores. Ele é um dos culpados dos temidos enjoos.

hormônios da gravidez

Da adolescência à gravidez

Ainda que muitas mulheres não saibam, o corpo produz hormônios da gravidez desde a puberdade. A diferença é a quantidade deles, que aumentam semana a semana para auxiliar na gestação.

Vamos dar dois exemplos: o estrogênio e a progesterona.  Eles promovem o crescimento da placenta, ajudam a formar o revestimento do útero, aumentam o fluxo sanguíneo nos peitos e na área da pelvis. 

Já os sintomas são alterações de humor, emoções à flor da pele, fadiga e possíveis problemas digestivos, como gases e constipação. 

hormônios da gravidez

Hormônios da gravidez para o parto, pós-parto e amamentação 

  • Relaxina

A Relaxina prepara o corpo para o parto nos estágios finais da gestação. Como o próprio nome diz, ele atua suavizando o cérvix e relaxando os ligamentos e articulações da área pélvica, para que ela possa se expandir num parto normal. 

hormônios da gravidez

  • Ocitocina

Conhecido como o hormônio do amor, Ocitocina é responsável pelo amor à primeira vista com o bebê. Ele cria o vínculo entre a mãe e o pequeno, criando a euforia e explosão de sentimento após o parto. A forma sintética desse hormônio da gravidez pode ser utilizada para induzir o trabalho de parto, inclusive.

Ele também ajuda a estimular a produção de leite. 

hormônios da gravidez

  • Prolactina

Prolactina é o hormônio da gravidez que dá início na produção de leite materno. Ainda na gestação e no pós-parto também, enquanto o período de amamentação durar.

shutterstock_1440379625-1024x613

Leia mais:

10 dicas para reduzir o enjoo na gravidez sem remédios

7 Sintomas de Gravidez que quase ninguém conhece

Como se preparar para a amamentação? Veja dicas!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário