a
HomeGravidezPode usar homeopatia na gravidez? Saiba os cuidados
homeopatia na gravidez
homeopatia na gravidez
s

Pode usar homeopatia na gravidez? Saiba os cuidados

Ao receber a notícia que está grávida, é comum a mulher pensar nas restrições a serem enfrentadas para não prejudicar o bebê. Uma delas é sobre os remédios convencionais. No entanto, a homeopatia na gravidez pode ser a solução.

Antes de explicar sobre o assunto, é preciso derrubar um mito. Assim como nem todo medicamento faz mal às gestantes, os remédios homeopáticos também não devem ser tomados sem orientação e prescrição médica, afinal, a homeopatia é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina que pode ser usada em pessoas de quaisquer idades. 

A diferença é que o tratamento baseia-se na cura da causa e não do sintoma das doenças através de medicamentos com substâncias naturais. Por isso, os medicamentos homeopáticos são individualizados, indicados de acordo com a necessidade de cada paciente. 

homeopatia na gravidez

Vantagens da homeopatia para gestantes

Os medicamentos homeopáticos evitam sintomas comuns na gravidez, como azia, mal-estar, náuseas, vômitos, insônia, varizes, intestino preso, infecção urinária, depressão ou mesmo a insegurança e ansiedade com tantas mudanças que a maternidade traz.

Depois do parto, o tratamento com homeopatia também pode ser benéfico, atuando no processo pós-operatório da mãe, facilitando a cicatrização, diminuindo o sangramento e contribuindo para uma recuperação mais rápida.

Já os remédios convencionais podem apenas aliviar os sintomas e ainda causar algum efeito colateral na mãe e no bebê. A homeopatia na gravidez age contra a causa e pode aliviar possíveis desequilíbrios, prevenindo que novas doenças apareçam.

Uma coisa importante a reforçar é: a utilização desses medicamentos pode ser eficaz para alguns pacientes, mas em outros, é necessário associar outro tipo de tratamento.

homeopatia na gravidez

Cuidados ao usar homeopatia na gravidez

Embora sejam mais leves e menos nocivos para as grávidas, os medicamentos homeopáticos não podem ser ministrados livremente. Confira os principais cuidados ao usar homeopatia na gravidez:

  • Evite automedicação

Em qualquer caso de dores ou doenças durante a gestação, é necessário uma prescrição médica para seguir qualquer tipo de tratamento. O problema é que algumas mulheres se automedicam ou até suspendem o remédio receitado sem avaliação do médico, colocando em risco sua saúde e a do bebê. Muito cuidado!

homeopatia na gravidez

  • Evite fórmulas prontas

É muito fácil encontrar fórmulas prontas e de venda livre em farmácias, mas não é o ideal para as grávidas. Um dos princípios básicos da homeopatia, como já citamos, é a personalização do tratamento. 

O medicamento formulado para cada paciente em questão é muito mais eficaz. 

Você já pensou ou fez uso de homeopatia na gravidez? Conta pra gente como foi a experiência!

Leia mais:

10 dicas para reduzir o enjoo na gravidez sem remédios

Rinite gestacional: o que é e como tratar?

Dengue na gravidez: riscos e cuidados para prevenir

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário