a
HomeGravidezGravidez sobrecarrega organismo da mulher
gravidez
gravidez
s

Gravidez sobrecarrega organismo da mulher

Biologicamente, a gravidez é marcada por uma intensa divisão celular e variações hormonais, que trazem grandes mudanças físicas e emocionais em um curto período de tempo. É uma verdadeira revolução dentro do corpo da mulher, que marca o início de uma nova fase repleta de descobertas e superação.

“A gravidez é fisiológica, mas ela é uma sobrecarga para o organismo da mulher”, afirmou o ginecologista e obstetra Gilberto Mello, nosso convidado no quadro “Palavra do Especialista”, que traz dicas e muitas informações para as futuras mamães no canal da Grão de Gente no YouTube.

gravidez

A importância do pré-natal para uma gravidez saudável

Por causa dessa sobrecarga, mesmo uma mulher saudável deve ter um acompanhamento criterioso para garantir sua saúde e a do bebê. Por isso, o pré-natal é tão importante!

“Se fizermos um eletrocardiograma em repouso e ele se mostrar normal, não é algo inesperado. Por isso, fazemos o exame correndo na esteira, para sobrecarregar o coração. A gestação sobrecarrega tudo e o pré-natal vai ficar atento à essa situação”, exemplificou Dr. Gilberto, que destacou que todos os exames devem ser realizados, independente se a mulher teve ótimos resultados pouco antes da gestação.

gravidez

Todos os exames são importantes

Sabemos que o exame favorito da maioria das gestantes é o ultrassom, pois é quando elas se sentem mais próximas do bebê. Mas exames laboratoriais, como os de sangue e urina, são primordiais para comprovar que não há nenhum problema de saúde ou disfunções que possam prejudicar o desenvolvimento do feto.

Não falte às consultas!

As muitas consultas do pré-natal também têm papel fundamental!. O obstetra vai interpretar os resultados dos exames e realizar procedimentos importantes para o desenvolvimento da gravidez, como a medição da altura uterina, sempre atento à posição do bebê e a quantidade ideal de líquido amniótico.

gravidez

A futura mamãe também deve seguir as recomendações do especialista quanto à suplementação de vitaminas e receber orientações sobre a amamentação. “O pré-natal é um verdadeiro atestado de saúde para a gestante e para o bebê”.

Confira as dicas do Dr. Gilberto Mello no “Palavra do Especialista”:

 

Leia mais

15 principais dúvidas sobre direitos das gestantes

Quando induzir o parto é necessário?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Não é um comentário é uma pergunta para o doutor.trabalhar na gestação até os nove meses faiz bem ou faiz mal para mãe ou para o bebê?

    29 de junho de 2018

Deixe um comentário