a
HomeGravidezGravidez no verão: veja os cuidados indispensáveis para se proteger do calor
shutterstock_296333213
shutterstock_296333213
s

Gravidez no verão: veja os cuidados indispensáveis para se proteger do calor

Alguns desconfortos são inevitáveis na gravidez, e quando se está grávida entre os meses mais quentes, o calor do verão pode ser um empecilho. Em lugares com clima úmido, onde a sensação térmica é de temperaturas mais elevadas, e à partir do segundo semestre de gravidez, é necessário tomar alguns cuidados específicos para se manter saudável durante o verão.

Hábitos como beber mais líquidos, evitar se esforçar demais e não passar muito tempo sob o Sol devem ser adaptados à rotina de verão das novas mamães, e só assim será possível ter uma gravidez cheia de saúde.

shutterstock_296333195

Cuidados com a hidratação, exposição ao Sol e calor, e esforço físico são imprescindíveis para a saúde da gestante.

A desidratação é o principal perigo para as gestantes nessa época do ano, pois o aumento do peso do corpo gera maior intolerância ao calor e tendência a suar mais do que o normal. Para evitar problemas de desidratação, procure ter uma garrafa de água sempre em mãos, principalmente fora de casa. Para se adaptar à nova rotina vale também utilizar aplicativos que lembrem de se hidratar com alarmes. Outra forma de contabilizar quanta água deve-se beber a mais é acrescentar ao seu consumo normal um copo de água por cada hora de exposição ao calor.

É preciso se atentar aos horários em que se realiza as tarefas diárias. Dê preferência para fazer as tarefas que exigem exposição ao Sol pela manhã ou então ao final da tarde. Procure não praticar atividades físicas muito intensas, já que a tolerância ao esforço é diminuída no calor, mesmo em horários de menos Sol. Case se sinta cansada ou com tontura e sede, procure imediatamente um local fresco para se abrigar e se recompor.

Use protetor solar com fator elevado para prevenir o aparecimento de manchas e queimaduras, mesmo que não haja sol, o mormaço também pode ser prejudicial à pele. Além disso, é importante utilizar roupas leves e arejadas, que também servirão para proteger a pele. Evite roupas apertadas e de tecidos sintéticos, que podem deixar a pele irritada.

Tome duchas mais frequentes e rápidas com água fria. Isso irá auxiliar a manter a temperatura do corpo estável e provoca uma sensação de frescor e bem-estar muito agradável nos dias de calor. Outro benefício é o alívio da sensação de inchaço.

Esses cuidados básicos ajudarão qualquer mamãe a reduzir o desconforto causado pelo verão. Aproveite essa época da melhor maneira, sempre se cuidando e curtindo a gravidez!

Leia Mais:

Carência de B12 na gravidez eleva chances de doenças metabólicas em crianças

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário