a
HomeGravidezGravidez de menino muda seu cérebro para sempre!
Mãe carrega para sempre traços do DNA de seu filho
Mãe carrega para sempre traços do DNA de seu filho
s

Gravidez de menino muda seu cérebro para sempre!

Cientistas americanos descobriram que a gravidez de menino pode alterar o cérebro da mãe para sempre. Segundo pesquisa divulgada pelo  Centro de Pesquisas de Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos, o DNA masculino pode ser facilmente encontrado em cérebros de mães que deram a luz a meninos. As implicações médicas desse fenômeno chamado microquimerismo – quando a mãe abriga material genético e células que foram trocados com o feto durante a gravidez – ainda são desconhecidas, mas pesquisas ligaram microquimerismo a doenças autoimunes e câncer, algumas vezes com benefícios para as mães.

 

Mãe carrega para sempre traços do DNA de seu filho

Gravidez de menino: Mãe carrega para sempre traços do DNA de seu filho

 

Para fazer a pesquisa, cientistas examinaram autópsias feitas em cérebros de 59 mulheres que tinham entre 32 anos e 101 anos quando morreram. O grupo encontrou evidências do cromossomo Y em diversas regiões do cérebro, afetando 63% das amostras analisadas. Além disso, eles detectaram que o DNA masculino perdurou no organismo das mães até o fim da vida – a mulher mais velha com microquimerismo fetal cerebral tinha 94 anos.

Os pesquisadores levantam a hipótese de que esse material genético intruso pode combater o mal de Alzheimer. Segundo eles, o microquimerismo fetal resultante da gravidez de menino pode tanto ajudar a saúde feminina, com a reparação de tecidos e a melhora na imunidade do organismo, quanto reagir negativamente, com a aparição de doenças autoimunes e câncer.

 

Confira outras mudanças que só acontecem na gravidez de menino

 

Segundo outra pesquisa, desta vez na Universidade de Granada, na Espanha, mulheres que dão à luz a um menino tem níveis de estresse no corpo muito mais altos do que as grávidas de meninas. Isso porque durante a gravidez de menino, criam-se mais radicais livres no corpo da mãe do que bebês meninas. Estes radicais livres podem machucar as células maternas e levar a problemas de saúde, como depressão.

A diferença também está no leite. Mães de meninos produzem um leite diferente daquele oferecido por mães de meninas. A bióloga e professora da Universidade de Harvard, Katie Hinde, descobriu que o leite materno produzido pelas mães que amamentam meninos são em média 35% mais rico em gorduras e proteínas, provavelmente pela necessidade maior de energia dos meninos para se desenvolverem.

 

Leia mais:

– Diferenças entre gravidez de menino e de menina

– Sexagem Fetal: o exame de sangue que revela o sexo do bebê

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário