a
HomeGravidez15 mitos e verdades sobre a gravidez de gêmeos
gravidez de gêmeos
gravidez de gêmeos
s

15 mitos e verdades sobre a gravidez de gêmeos

Enquanto para alguns papais é um choque, para outros a gravidez de gêmeos chega a ser um sonho! Ela pode ser bivitelina, quando dois óvulos são fecundados e os bebês são gerados em placentas diferentes, ou univitelina, que ocorre com um único óvulo e espermatozóide que se dividem após a fecundação, gerando dois bebês idênticos. 

Mas, será que esses pequenos sempre nascem prematuros? E as gestantes, precisam repousar mais? É possível realizar o parto normal? São muita dúvidas sobre o assunto, por isso, desvendamos os principais mitos para você!

gravidez de gêmeos

gravidez de gêmeos

1. As chances de ter um gravidez de gêmeos é maior quando há casos na família?

Verdade! E isso vale especialmente para os parentes diretos da mãe, ou seja, irmãos, tios, avós e irmãos dos avós. 

2. Todos os partos de gêmeos são prematuros?

Mito! Como a gravidez de gêmeos exige mais cuidados, os médicos costumam acompanhar as mulheres nesse período e não são em todos os casos que os pequenos chegam ao mundo antes das 37 semanas. 

gravidez de gêmeos

3. Os incômodos da gravidez são maiores quando a mulher está grávida de gêmeos?

Verdade! Alegria em dobro e incômodos também! Os sintomas serão mais acentuados, pois o corpo produz uma quantidade maior de hormônios que chega a dobrar mesmo. 

4. Gravidez de gêmeos tem mais riscos?

Verdade! Com a evolução humana, o corpo está preparado para desenvolver apenas um bebê por vez. Por isso, qualquer gestação de gêmeos já é considerada de risco.

Afinal, ter dois fetos significa ter uma distensão uterina para dois corpos em um organismo preparado para apenas um. Dessa forma, aumentam os riscos de prematuridade, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

gravidez de gêmeos

5. O consumo de calorias diárias devem ser maior na gravidez gemelar?

Verdade! Mas isso não significa que a futura mamãe deve comer por dois, pois a medida indicada pelos especialistas não é exatamente essa. Independente disso, o acompanhamento do obstetra e do nutricionista é essencial para orientar as pacientes sobre o ganho de peso e a alimentação adequada para esse período.

6. A mulher que está grávida de gêmeos não precisa repousar?

Mito! Por precaução, muitas vezes os médicos fazem essa recomendação. Na gravidez de gêmeos, geralmente é recomendado alguns cuidados extras e até afastamento do trabalho mais antecipado.

repouso

7. É necessário realizar mais exames e consultas?

Verdade! A mãe que está esperando dois bebês tende a frequentar o consultório médico com mais frequência e, consequentemente, realiza procedimentos para avaliar se está tudo correndo bem. 

Várias complicações podem surgir se a mamãe não fizer um acompanhamento cuidadoso. No caso de gêmeos univitelinos (quando as crianças são iguais) as chances de transfusão feto-fetal, quando um bebê “rouba” alimento do outro”, são maiores. Por isso, a necessidade de um pré-natal mais cauteloso.

8. Gêmeos não podem nascer de parto normal?

Mito! Se a gestante não tiver nenhuma contraindicação específica e se as duas crianças estiverem viradas com a cabeça para baixo, o parto vaginal pode, sim, ser realizado.

No entanto, o trabalho de parto é mais difícil, pois o segundo feto pode ser prejudicado, dependendo do tempo que o primeiro demorar. Só quando o primeiro sai que o segundo consegue começar a se encaixar na posição correta para o parto. 

gravidez de gêmeos

9. O parto cesárea de gêmeos é mais complicado?

Depende! Ele apenas exige uma atenção maior da equipe médica, afinal, são dois bebês. O obstetra tem que extrair os dois com certa agilidade e o útero dessa gestante também tende a sangrar um pouco mais.

10. Técnicas de reprodução assistida sempre resultam em gêmeos?

Mito! Tudo depende do número de embriões. Quando são colocados dois ou três, há mais chance disso acontecer. Também existe a possibilidade de um embrião se dividir no meio e resultar em uma gestação gemelar, assim como em uma gravidez natural.

img_gravidez-gemeos_sem-tarja

11. A idade da mulher pode estar relacionada com a chance de ter gêmeos?

Verdade! Tanto de forma espontânea, quanto na reprodução assistida, as chances de ter gêmeos são maiores. Isso acontece porque, a partir de 36 anos, os ovários tendem a ovular de forma dupla ou tripla. Desta forma, aumenta-se a possibilidade de uma gravidez gemelar bivitelinos (não idênticos).

12. É verdade que mulheres grávidas de gêmeos sentem mais enjoo?

Verdade! Mas pode variar de acordo com a sensibilidade de cada mulher aos hormônios da gravidez. E a explicação para que o sintoma seja mais acentuado tem a ver justamente com o fator hormonal. 

gravidez de gêmeos

13. As manobras para mudar a posição do bebê são indicadas?

Mito! Muitos especialistas não recomendam as manobras nem em gestações únicas, por não ser um processo isento de risco no trabalho de parto. Nelas, pode haver descolamento de placenta e até fratura de partes fetais. Por isso, elas são tão totalmente contraindicadas.

14. Geralmente, o parto deve ser adiantado?

Depende! Em alguns casos, para garantir a saúde dos pequenos e da mãe, a gravidez é interrompida antes mesmo da mulher entrar em trabalho de parto para evitar o sofrimento fetal. 

15. A equipe médica é um pouco diferente?

Verdade! Duas crianças quer dizer cuidados em dose dupla! Apesar da equipe de obstetrícia ser geralmente igual à que recebe um único bebê, mais profissionais trabalham para auxiliar os gêmeos depois do nascimento.

O motivo? É necessário um pediatra para cada bebê, porque o tempo entre um nascimento e outro nem sempre é suficiente para cuidar de um de cada vez. Bebês com peso baixo ou prematuros vão requerer ainda mais cuidados.

gravidez de gêmeos

O ideal é que, sendo uma gravidez de gêmeos ou não, a mulher sempre mantenha o pré-natal em dia. Dessa forma, além de diminuir o risco de complicações, é possível ter mais tranquilidade nesse período delicado e, ao mesmo tempo, com amor em dobro. 

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais

Trigêmeos ganham Quarto Amiguinhos da Grão de Gente

Quíntuplos ganham quarto de bebê decorado pela Grão de Gente

Ursinho Clássico Palha propõe quarto para gêmeos

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário