a
HomeGravidez10 coisas que as grávidas não aguentam mais ouvir
10-coisas-que-as-gravidas-nao-aguentam-mais-ouvir
10-coisas-que-as-gravidas-nao-aguentam-mais-ouvir
s

10 coisas que as grávidas não aguentam mais ouvir

Sua melhor amiga anunciou que está grávida! Todos ficaram super felizes, e você, com toda a sua experiência já resolveu dar alguns conselhos para ela. É claro, afinal, você já teve dois filhos, já deu conselhos para muitas grávidas, e sabe que ela deve estar comendo muito pouco, que aquela barriga está muito baixa e que o nome que ela escolheu é super esquisito! #SóQueNão

A gravidez é um período muito feliz na vida das mulheres, e ainda assim, também é um dos mais delicados. Por isso, é indispensável que você repense os comentários e perceba se aquilo, de alguma forma, pode ser mal-interpretado. Uma pergunta ou um conselho, por mais bem-intencionados que sejam, podem ser invasivos, deixando a gestante desconfortável e constrangida.

Mas como detectar uma pergunta desse tipo? É simples, basta evitar questões muito pessoais ou que dizem respeito às decisões da mãe. Facilitamos tudo e separamos as frases que as grávidas sempre têm que aturar!

10 frases que as grávidas não aguentam mais ouvir

10-coisas-que-as-gravidas-nao-aguentam-mais-ouvir

Sua barriga está tão grande… Tem certeza que não são gêmeos?

Falar sobre o tamanho da barriga da grávida é um dos principais comentários considerados desnecessários. Dizer que está muito grande ou que está muito pequena definitivamente não é algo muito agradável para a grávida ouvir, e isso ainda pode gerar preocupação.

“Nossa, que nome diferente…”

O nome escolhido para o bebê é uma decisão muito pessoal da mãe e do pai. Por isso, se você não esteve envolvido(a) no processo da escolha do nome, provavelmente não deve comentar a respeito, por mais “exótico” ou “diferente” que ele seja. Criticar o nome escolhido para o bebê pode criar um clima bem chato, já que ele foi escolhido pelo gosto da mãe ou por ter um significado especial.

Na minha gravidez…

Comparar nunca é legal, e quando o assunto é gravidez, dizer que a sua foi melhor ou pior não ajuda a gestante a se sentir mais segura. Cada grávida tem características diferentes, saúde diferente, e experiências diferentes. O que vale é respeitar o momento e as vivências de cada gestante, ouvir o que elas têm a dizer e compartilhar conhecimento apenas quando solicitado.

10-coisas-que-as-gravidas-nao-aguentam-mais-ouvir-2

Você está muito nervosa! Devem ser os hormônios

Que mulher nunca ouviu isso? Até mesmo quando não estamos grávidas é comum escutar que estamos com frescura e que isso é culpa dos hormônios. Além de ser um comentário extremamente rude, isso pode irritar ainda mais a gestante, o que pode fazer mal para ela e para o bebê.

Posso sentir o bebê mexer?

Apesar de algumas mamães não se incomodarem com o pedido, outras podem achar muito constrangedor. Por isso é indispensável que se peça permissão antes de tocar na barriga de uma grávida. Esse ato é muito pessoal, e os movimentos do bebê são divididos com pessoas muito íntimas da mulher, normalmente. Se ficar na dúvida, saiba que se a grávida quiser dividir um movimento do bebê com você, ela fará o convite.

Você não vai comer? Vai comer só isso? Você pode comer isso?

A alimentação da gestante é um fator que diz respeito somente a ela. É claro que é preciso manter uma dieta balanceada nesse período, já que os nutrientes são fundamentais para o crescimento do bebê. No entanto, é melhor demonstrar esse tipo de preocupação de outra forma. Que tal trocar as perguntas por “como está sua alimentação?” ou “você tem ido ao nutricionista?”. É fundamental que as grávidas se sintam confortáveis para conversar sobre esses assuntos e evitar o stress.

10-coisas-que-as-gravidas-nao-aguentam-mais-ouvir-4

Você sabe quem é o pai?

Preciso dizer que a pergunta é extremamente indiscreta? Perguntar sobre a paternidade do bebê pode ser totalmente desconfortável para a gestante, especialmente porque o estado civil da mulher só diz respeito a ela. Mãe solo ou não, ela merece apoio e compreensão.

Mais um filho? Que coragem!

Você pode considerar corajosa a mãe que decide ter mais de um filho, mas para ela, isso pode ser super normal. Guarde a opinião para si, e respeite sempre a decisão de uma mulher de ser mãe de dois, cinco ou dez filhos.

10-coisas-que-as-gravidas-nao-aguentam-mais-ouvir-3

Você não está velha/nova para engravidar?

Atualmente, muitas mulheres optam por ter filhos mais tarde, seja por motivos profissionais ou pessoais, e cabe a ela decidir quando vai engravidar. Em outros casos, algumas mamães podem ter sonhado em engravidar cedo, não importa o motivo. Comentar sobre a idade de uma mulher sempre pode soar rude, por isso, evite dizer coisas que detonem a autoestima.

Vai continuar trabalhando depois que o bebê nascer?

Mais uma pergunta que as grávidas não aguentam mais ouvir! A decisão de trabalhar ou não depois de ter um bebê é pessoal. Tenha em mente que nem todas as mães desfrutam de alguns privilégios, e, trabalhando ou não, precisam de uma rede de apoio confiável, pessoas com quem podem contar para os cuidados com o novo integrante da família. Ao invés de fazer essa pergunta, ofereça apoio e ajuda com os cuidados com o bebê, ofereça para cuidar dele enquanto ela trabalha ou em emergências, por exemplo.

 

Curtiu? Então continue lendo!

5 polêmicas sobre amamentação que deram o que falar

Rotina do bebê: Como os pais devem se preparar?

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhum post!

Facebook | Pinterest | Instagram | Twitter | Google+

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário