a
HomeGravidezGrávida pode andar de bicicleta?
grávida pode andar de bicicleta
grávida pode andar de bicicleta
s

Grávida pode andar de bicicleta?

Entre as inseguranças da gravidez, uma das principais é sobre o que pode e não pode fazer quando o assunto é a prática de esportes. Será que grávida pode andar de bicicleta? Quais são os benefícios e perigos do exercício?

Antes de tudo, saiba que andar de bicicleta é perfeitamente saudável e pode ajudar na prevenção de alguns sintomas chatinhos da gravidez. Fazendo um treino moderado durante a semana, as dores nas costas e fadiga podem melhorar consideravelmente. 

Por ser um exercício aeróbico de baixo impacto, a grávida pode andar de bicicleta desde que não haja alguma restrição por orientação médica. 

grávida pode andar de bicicleta

Benefícios do exercício para gestantes

  • Estimula a circulação

Ao pedalar, as pernas se movem uniformemente, promovendo uma melhor circulação de sangue por todo o corpo. Para as grávidas, isso é importante para evitar o acúmulo de líquido em certas partes, como as pernas, que sofrem com inchaço e até varizes.

Além disso, andar de bicicleta é ótimo para manter o sistema cardiovascular saudável através de uma rotina leve de atividades físicas. 

  • Melhora o humor 

Xô, montanha russa de emoções! É muito comum que as grávidas se sintam super dispostas e felizes por um momento e, minutos depois, exaustas e irritadas. Os hormônios são os grandes culpados! Apesar de não ser possível controlar, dá para amenizar. 

A grávida pode andar de bicicleta como um autocuidado, para explorar a natureza e o ter um momento ao livre longe de preocupações e afazeres. 

grávida pode andar de bicicleta

  • Aumenta a resistência física

A preparação para o parto começa ainda na gravidez. Andar de bicicleta pode ajudar bastante no condicionamento físico e numa recuperação mais tranquila no pós-parto. Legal, né?

Se preferir, a bicicleta ergométrica também é uma boa escolha, especialmente porque não tem risco de queda ou colisão. Também há benefícios para a saúde, ativando os músculos que estabilizam a pelve. 

grávida pode andar de bicicleta

  • Reduz os incômodos da gravidez

Sabe aquela indigestão, constipação e dor nas costas? Ao andar de bicicleta, a grávida está se movimentando para longe de tudo isso. 

grávida pode andar de bicicleta

Grávida pode andar de bicicleta até qual mês?

É recomendado que a prática esportiva seja pausada no segundo e terceiro trimestre devido ao risco de quedas, lesões e fraturas. Durante esse período, o peso da barriga já pode deslocar o corpo para a frente, podendo causar acidentes, assim como é necessário um maior esforço para pedalar, aumentando o cansaço. 

Quais são os riscos e contraindicações para a grávida andar de bicicleta?

O ciclismo é extremamente proibido em casos de gravidez de risco. Veja alguns alertas: placenta prévia, abortos anteriores, hematomas no útero, sangramentos, gravidez múltipla, diabetes, hipertensão e anemia. 

Dicas para andar de bicicleta na gravidez com segurança

1 – Fique de olho na previsão do tempo

Grávida pode andar de bicicleta, mas o clima deve ser uma das primeiras coisas a pensar. O ideal é que o tempo esteja moderado, sem muito vento ou aquele sol escaldante.

As mulheres grávidas estão mais sujeitas a doenças de pele, como o melasma, que pode ser causada por exposição indevida ao sol. Use protetor solar e escolha os horários mais fresquinhos para se exercitar.  

grávida pode andar de bicicleta

2 – Escolha bem o caminho  

Certifique-se que o percurso não seja muito movimentado, estreito ou com muitas curvas. Na gravidez, o senso de equilíbrio é alterado, todo cuidado é essencial! Também não abuse da velocidade.

3 – Respeite o seu corpo

Se no meio do percurso você notar que algo está errado, cancele o passeio e peça para alguém ir buscá-la. Leve sempre uma garrafinha de água. Em passeios mais longos, um lanchinho saudável é bem-vindo, priorize frutas como maçã ou as opções secas, fáceis de transportar. 

Agora você já sabe que grávida pode andar de bicicleta, sim! É claro que com muita responsabilidade com a própria saúde e a do bebê. Bom exercício, mamãe!

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

Leia mais:

Grávidas podem dirigir? Entenda os cuidados

Grávida pode viajar de avião? Confira dicas para uma viagem segura

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário