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Grávida no verão: como evitar os desconfortos da estação

Estar grávida no verão exige alguns cuidados extras para manter o bem-estar com a temperatura lá nas alturas. Só quem é mãe sabe que a gestação é um período no qual as mulheres já sentem mais calor devido à aceleração do metabolismo.

Isso acontece porque o corpo está trabalhando a todo momento para levar mais nutrientes ao bebê que está se formando, sem contar o esforço de carregar o barrigão, não é? Enquanto o cansaço típico da gravidez aumenta com o calor, a pressão também tende a cair provocando tonturas e, até mesmo, desmaios.

Mas fique tranquila! A boa notícia é que é possível aproveitar os dias mais quentes com muita disposição. Conheça algumas atitudes simples que podem espantar o calor e facilitar a vida das mamães.

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Grávida no verão? Beba muita água!  

Que tal investir em uma garrafinha de água para levar na bolsa? Todos devem se hidratar no verão, mas nos dias quentes, a grávida no verão deve ingerir ainda mais água para manter os níveis adequados do líquido amniótico, essencial para o bebê. 

Além disso, a hidratação evita tonturas, desmaios, dores de cabeça, enxaquecas e inchaços causados pela retenção de líquidos. Para se manter bem hidratada, além de de beber de 2 a 3 litros de água, os sucos naturais, água de coco, sopas frias e frutas também estão super liberados! 

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Repouso ao longo do dia

Se possível, tire alguns momentos do dia para repousar, colocar os pés para cima, descansar e relaxar para amenizar os efeitos das altas temperaturas. Se tiver tarefas para fazer na rua, prefira o começo e o fim do dia, para não sair no sol quente.

Consuma alimentos leves

Evite pratos pesados e gordurosos. Os legumes, as verduras e as frutas são sempre as melhores opções. Desse modo, dê preferência às saladas, às carnes magras (como o peixe grelhado e o frango, por exemplo) e as frutas com grande concentração de líquido, como a melancia.

alimentação na gravidez

Hidrate a pele

Com o crescimento da barriga, a pele se estica, o que favorece o aparecimento de estrias. Para evitar a sensação de pele pegajosa devido ao suor, use hidratantes livres de óleo, que tenham o toque seco.  

Use protetor solar e proteja-se do sol

O ideal é usar protetor solar a cada duas horas. O aumento hormonal na gravidez potencializa a produção de melanina, aumentando a chance do aparecimento de manchas, principalmente no rosto. Portanto, a regra primordial é evitar a exposição direta ao sol e passar muito protetor solar acima de 60.

Fique atenta também aos horários de exposição. No verão, evite tomar sol entre as 10 e 16 horas. Se estiver na praia, fique embaixo dos sombreiros ou use chapéus. Prefira ambientes arejados! Você também pode usar borrifador de água ou ventilador de mão para se refrescar.

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Faça atividades físicas

A prática de uma atividade física auxilia na drenagem dos líquidos que se acumulam no organismo, favorecendo o sistema circulatório e melhorando os inchaços.

Desde que tenha a liberação do obstetra, a gestante pode fazer a atividade que mais lhe agradar. As mais recomendadas são caminhada, pilates, ioga e hidroginástica. Elas causam baixo impacto nas articulações e grandes benefícios para o fortalecimento dos músculos da coluna, melhora da respiração, controle da pressão arterial e do ganho de peso.

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Escolha as roupas certas

É tempo de roupas bem fresquinhas! Aquelas bem folgadinhas com tecidos leves, como o algodão, são as mais indicadas para as gestantes que estão enfrentando o calor do verão. Fique longe dos tecidos sintéticos, que dificultam a transpiração. 

Após um banho morno ou frio, use e abuse dos vestidinhos, saias, batas, regatas e bermudas. Para calçar, nada de sapatos fechados e apertados. Sandálias, rasteirinhas, e até chinelos são ótimas opções. Os pés agradecem! 

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Durma bem

Tente relaxar com o uso de ventiladores, ar-condicionado e roupas bem leves como camisolas de seda e algodão. Dormir com as pernas ligeiramente elevadas em relação ao corpo e evitar permanecer muito tempo na mesma posição também são boas dicas.

Outro cuidado é com o ressecamento das vias aéreas. Para dormir no fresquinho, use um umidificador de ar, uma toalha molhada ou uma bacia com água no ambiente.

Cuidado com banho de mar

É normal que as gestantes sintam um certo desequilíbrio durante a gravidez. Por isso, tenha cuidado entrando no mar somente quando estiver acompanhada e quando as ondas ficarem brandas.

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Evite comer fora de casa

Alimentos expostos ao calor favorecem a proliferação de bactérias, podendo causar infecções intestinais. Na praia, não coma nada vendido por ambulantes ou em quiosques, pois não é possível saber como foi o preparo desses petiscos. O melhor é levar um lanche saudável preparado em casa.

Troque de biquíni

A mulher grávida no verão é mais predisposta à infecção por fungos já que o PH da vagina encontra-se mais ácido. Por isso, é muito importante não permanecer com o biquíni molhado após o mergulho em mar ou piscina. Não custa nada levar um conjunto a mais na sacola, não é?

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Benefícios de estar grávida no verão

Nem tudo é sofrimento! Ir para a praia, clube, piscina, passear ao ar livre são atividades comuns durante essa época do ano e devem ser feitas pelas gestante, com os cuidados citados acima. 

A exposição controlada ao sol aumenta a reserva de vitamina D, que é importante para a mãe e filho, além da sensação de bem-estar que o momento pode proporcionar. Vale lembrar que tudo com moderação faz bem à saúde de qualquer pessoa, inclusive das mamães. 

Agora que já está preparadíssima para encarar o verão na gravidez sem sustos, previna-se e curta este momento único com o bebê no forninho!

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