a
HomeGravidezGrávida e bonita: dez dicas para dar um up na autoestima
Sinta-se linda: Você está grávida!
Sinta-se linda: Você está grávida!
s

Grávida e bonita: dez dicas para dar um up na autoestima

A gestação é um momento incrível na vida de uma mulher, e toda grávida tem o direito de se sentir linda nesta fase. Alguns probleminhas próprios da gravidez, como retenção de líquidos, manchas na pele e o aparecimento de estrias podem fazer com que o espelho não seja lá muito seu amigo. Por isso, fizemos uma lista de dez dicas de beleza na gravidez para dar um up na autoestima e fazer você se sentir nada menos do que é: uma rainha.

 

Sinta-se linda: Você está grávida!

Sinta-se linda: Você está grávida!

 

Xô estrias!

Terror de qualquer mulher, as estrias podem aparecer conforme a barriguinha vai crescendo, devido ao estiramento da pele. Claro que a tendência genética influencia muito, mas para evitar as danadas, hidratação! Mantenha a área da barriga e quadris sempre bem hidratada e não abra mão de um bom óleo pós-banho. Não é necessário gastar rios de dinheiro para isso: existem produtos específicos para gestantes no mercado, mas aquele bom e velho óleo de amêndoas da farmácia também resolve. Lembre-se sempre de consultar seu médico antes de usar qualquer produto enquanto está grávida.

 

Use filtro solar

Durante a gravidez, a produção de melanina é estimulada, o que pode causar o aparecimento de manchas escurecidas no rosto, principalmente na pele. Para prevenir, invista em um bom protetor solar, com fator 30 ou superior e não saia de casa sem ele. Se mesmo assim elas surgirem, a tendência é desaparecerem até quatro meses após o parto. Se isso não acontecer, seu médico pode lhe receitar um produto apropriado para clareá-las.

 

Grávida, exercite-se!

O exercício físico na gestação só traz benefícios. Além de atuar no controle do ganho de peso – o normal é de 9 a 12 quilos durante toda a gestação – exercícios feitos de forma constante atuam no combate da retenção de líquidos, celulites e varizes. Também regulam o humor e ajudam a grávida passar pela montanha-russa hormonal que é a gestação. Converse com seu médico para que juntos possam escolher o melhor exercício para você. Os mais indicados são a yoga direcionada, caminhada, hidroginástica, alongamento e natação.

 

Exercícios previnem inchaços e aumentam a disposição

Exercícios previnem inchaços e aumentam a disposição

 

Alimente-se com qualidade

Pele tonificada e cabelo bonito são resultados de boa alimentação. Estando grávida, suas necessidades de minerais e vitaminas  aumentam consideravelmente. Por isso, verifique com seu médico a necessidade de suplementação, e invista em refeições coloridas e variadas, com verduras, frutas e carnes frescas.

 

Cuide-se!

Cuide-se!

 

Cabelos bem cuidados e sem riscos

Se você pinta o cabelo, deve esquecer as tintas durante a gravidez. Infelizmente, a maioria delas contém elementos que podem prejudicar o bebê. Alguns médicos liberam a tintura após a 20ª semana, desde que não haja chumbo ou amônia na composição. Existem bastões de retoque temporário que saem no banho, e disfarçam os brancos enquanto você não pode pintar.

 

Unhas lindas e bem cuidadas

Os esmaltes estão liberados para a grávida. A  única regra é trocar a acetona por removedor hipoalergênico e evitar tirar as cutículas. Nessa fase, é normal que sua imunidade fique baixa, e sem a proteção das cutículas sua unha fica mais exposta ao risco de infecção por fungos e bactérias. Para se proteger, mantenha as mãos sempre bem secas, e use luvas para o serviço doméstico.

 

Atenção especial aos seios

Para evitar as estrias, que também são comuns nessa área, hidrate bastante seus seios, lembrando-se de nunca passar nada na auréola e bicos. Hidratação intensa nessa região pode afinar  bico de seu seio, prejudicando a amamentação. Outra dica é investir em bons sutiãs de sustentação. O ideal é usar sutiã de sustentação durante o dia e à noite, assim irá prevenir dores e flacidez. Escolha um sutiã confortável, de preferência tecido de algodão.

 

Pernas bonitas durante toda a gestação

Além de uma boa hidratação, evite ficar muito tempo sentada ou na mesma posição, prevenindo inchaços. Faça repousos diários com as pernas elevadas e procure ganhar somente o peso que o ginecologista indicou para evitar varizes. Aplicações de cremes e óleos em movimentos ascendentes antes de dormir ativam a circulação e aliviam tensões.

 

Rosto

Cremes anti-idade devem ser deixados de lado enquanto você estiver grávida, já que muitos contém componentes nocivos à formação do bebê, como o ácido retinóico. Nessa fase, a dica é fazer uma boa esfoliação caseira (com açúcar e mel) uma vez por semana e investir em hidratação e filtro solar.

 

Cuide seu emocional!

Tenha tempo para você e invista-o no que gosta de fazer: ir ao cinema, sair com as amigas, ler um bom livro, passear ao ar livre. Tudo o que te dê prazer e alivie as tensões normais da gestação, com certeza fará muito bem para seu corpo e alma!

 

Leia mais:

– Autoestima na gravidez

– Antes do bebê nascer: Dez dicas para aproveitar seu tempo

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Amei as dicas

    16 de maio de 2020

Deixe um comentário