a
HomeGravidezGraus de placenta: O que significam?
Graus de placenta
Graus de placenta
s

Graus de placenta: O que significam?

Muito se fala sobre a importância da placenta durante a gravidez, mas você, mamãe, conhece os graus de placenta?!

Indispensável para o crescimento, oxigenação e alimentação do bebê, o órgão possui graus de maturidade que influenciam na gestação.

graus de placenta

 

Graus de placenta e suas características

Conforme a gestação avança, a placenta vai ficando mais “dura” (calcificada), um processo perfeitamente normal e que não representa perigo para a gestante.

Medido por meio de um exame chamado ecografia, o grau da placenta segue uma escala de 0 a 3. Quanto maior for o número da escala, mais “envelhecida” ela está.

A informação pode vir escrita em números romanos no ultrassom, com as inscrições placenta grau 0, I, II ou III. A grande parte das gestações não chega ao grau III.

O obstetra pode ficar alerta se a gestante alcançar o grau III com menos de 34 semanas de gravidez.

Normalmente, as gestantes alcançam esse grau de amadurecimento somente no finalzinho da gravidez, sendo que a maioria não passa do II.

Se acontecer antes, o médico deve indicar repouso, além de orientações para a alimentação da gestante, especialmente se o ritmo de crescimento do bebê desacelerar.

Graus de placenta

Curiosidades sobre a placenta

Alguns especialistas afirmam que o pulmão do bebê secreta um hormônio quando está maduro e isso pode acelerar a maturação do grau placentário no final da gravidez. Ou seja, placentas com grau II e III podem indicar um bebê com pulmões já desenvolvidos. Mas, vale lembrar, que o grau 0 ou I não significa risco algum.

É importante ressaltar que o grau de placenta deve ser encarado como um dado técnico. Para o médico, o que vai importar mesmo é o desenvolvimento do bebê dentro da barriga.

Leia Mais:

10 alimentos para combater o enjoo matinal e a azia na gravidez

Por que os bebês chutam dentro da barriga?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário