a
HomeGravidezGestantes serão testadas para Covid-19, garante Ministério da Saúde
covid-19
covid-19
s

Gestantes serão testadas para Covid-19, garante Ministério da Saúde

A situação das gestantes durante a pandemia foi tema da reunião promovida pela comissão externa de enfrentamento à Covid-19 neste mês. De acordo com o Ministério da Saúde, todas as gestantes serão submetidas a testes para o novo coronavírus no final da gestação.

Deputados também aprovaram urgência a projetos que atendem gestantes durante a pandemia, assim como protocolos especiais de atendimento. 

covid-19

Número de mortes é sinal amarelo para testes de Covid-19

Segundo dados do Ministério da Saúde, a mortalidade materna no Brasil ainda é alta. Isso porque até 1° de agosto, foram registradas 199 mortes de gestantes no país. Desse número, 135 causadas pelo novo coronavírus. 

Os dados apresentados durante a reunião também mostraram que as gestantes têm risco 1,5 maior de internação em UTI com necessidade de ventilação mecânica em relação ao restante da população.

Cuidados desde o pré-natal

A principal orientação para as gestantes é que procurem serviço médico nos primeiros sintomas gripais. De praxe, todas as mulheres serão testadas no próprio atendimento.

O presidente da Comissão defendeu um aumento na remuneração da tabela do SUS para que os municípios possam garantir a realização de um pré-natal de qualidade, com mais acesso aos exames laboratoriais de rotina e ultrassonografias.

Deputados também aprovaram a urgência na apreciação de dois projetos de lei relacionados ao tema. O primeiro (PL 2442/20) amplia a validade de pedidos médicos para realização de exames de pré-natal na pandemia. O segundo (PL 3932/20) determina o afastamento das gestantes do trabalho durante a pandemia.

coronavirus

Como as mulheres grávidas podem se proteger do coronavírus? 

Se você está grávida, fique tranquila. A principal cautela para evitar o Covid-19 continua sendo o distanciamento social. Como todo grupo de risco, a mulher gestante deve evitar aglomerações e contato com desconhecidos. As novas recomendações pedem o trabalho remoto em casa, como citado acima. 

Idas ao mercado e saídas para exercícios, que são liberadas a outras pessoas em isolamento, são desaconselhadas às gestantes. Nesse caso, o ideal seria apenas sair para exames e consultas de pré-natal. Entre as medidas  básicas orientadas pelo Ministério da Saúde estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel como segunda opção;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sem estarem lavadas;
  • Manter certa distância com pessoas que apresentarem sintomas;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Usar máscara sempre que sair;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Cuide-se! Vai ficar tudo bem! ❤

quarentena

 

Leia mais:

Coronavírus e amamentação: conheça as orientações para as mães

Grávidas cogitam parto domiciliar na pandemia do coronavírus

Coronavírus: 6 cuidados caso a criança precise ser levada ao hospital

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário