a
HomeGravidezTudo sobre o ganho de peso ideal na gestação
Ganho de peso na gravidez. Grávida na balança
Ganho de peso na gravidez. Grávida na balança
s

Tudo sobre o ganho de peso ideal na gestação

O acompanhamento nutricional durante a gestação é muito importante! Além de ser essencial para garantir o ganho de peso ideal durante a gravidez, também é importante para promover um eficiente fornecimento de nutrientes essenciais para a mamãe e para o bebê.

A nutricionista Clarisse Corbelini conta que é na metade da gestação (primeiras 20 semanas) que o feto atinge 10% de seu peso final. “Quando decorridos 2/3 do período gestacional, o feto atinge 1/3 do seu peso final. Portanto, é no final da gestação que o bebê ganha mais peso”, explica Clarisse.

Distribuição do ganho de peso materno durante a gravidez

A grande dúvida entre as futuras mamães é sobre o peso que elas realmente devem ganhar durante a gestação. Para você entender melhor como é essa distribuição, é preciso analisar os chamados “produtos da concepção ” –  que incluem o peso do feto,  do líquido amniótico e a placenta! Numa gravidez normal, o ganho de peso ocorre devido ao aumento dos tecidos maternos (a expansão do volume sanguíneo e plasmático, crescimento do útero, aumento do volume das mamas  e tecido adiposo) somados aos produtos da concepção.

O cálculo do ganho de peso ideal durante a gestação leva em consideração o índice de massa corporal (IMC) da mulher antes de engravidar.  De acordo com a situação nutricional inicial da gestante (baixo peso, peso adequado, sobrepeso ou obesidade), há uma faixa de ganho de peso recomendada por trimestre.

Ganho de peso na gravidez. Grávida na balança

Confira a tabela sobre ganho de peso na gestação:

– Mulheres com baixo peso antes de engravidar, ou seja, que apresentavam IMC menor que 18,5 Kg/m², devem ganhar 2,3 kg no primeiro trimestre e 0,5 kg por semana no segundo e no terceiro trimestre, totalizando um ganho de peso entre 12,5kg e 18kg.

– Gestantes com IMC adequado antes de engravidar, ou seja, que apresentavam IMC entre 18,5 e 24,99 Kg/m², devem ganhar 1,6 kg no primeiro trimestre e 0,4 kg por semana no segundo e no terceiro trimestre, totalizando um ganho de peso entre 11kg a 16kg

– Gestantes com sobrepeso antes de engravidar, ou seja, que apresentavam IMC entre 25 e 29,99 Kg/m², devem ganhar até 0,9 kg no primeiro trimestre e 0,3 kg por semana no segundo e no terceiro trimestre, totalizando um ganho de peso máximo de 11,5kg

– Gestantes obesas antes de engravidar, ou seja, que apresentavam IMC maior que 30 Kg/m², não necessitam ganhar peso no primeiro trimestre. Já no segundo e terceiro trimestre, as obesas devem ganhar até 0,2 kg por semana, totalizando um ganho de peso máximo de 9kg na gestação toda.

Vantagens de engordar o peso ideal

“Mulheres que ganham peso dentro da faixa indicada têm menos chances de terem filhos pequenos demais ou muito grandes para a idade gestacional, o que previne intercorrências durante a gravidez ou no momento do parto. O ganho de peso adequado durante a gestação também facilita a perda de peso após o parto, sendo que a mamãe deve voltar para casa somente com a gordura de depósito – que fornecerá a energia necessária para a amamentação”, explica a nutricionista Clarisse Corbelini.

 

ganho de peso

Se você tem dúvidas sobre o ganho de peso durante a gestação,  você encontra na Beabá Grão de Gente, um meio esclarecê-las sem sair de casa! Nossa plataforma online é especializada em levar informações de forma simples e direta, sempre com muita responsabilidade! Quem conduz o “Guia da Gestante” é o Dr. Gilberto Mello, médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da USP.  Ele já é bem conhecido em nossas redes sociais através do nosso quadro Palavra do Especialista, no Youtube. São 19 aulas que explicam TODAS as fases da gestação e também sobre a alimentação na gravidez!

Leia mais:

Curso de gestante: conheça a Beabá Grão de Gente

10 dúvidas sobre inchaço, trombose e varizes na gravidez 

Ano bissexto: Como registrar os bebês nascidos no dia 29 de fevereiro? 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário