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Deu branco? Entenda por que acontece o esquecimento na gravidez

Não é só com você, mamãe. O esquecimento na gravidez é mais comum do que parece! Ficar um pouco “fora do ar” nas atividades que estava habituada a fazer pode deixar algumas mulheres preocupadas. 

Mas fique tranquila! É tudo culpa dos hormônios! Na gestação, acontece o aumento da taxa de progesterona, que pode alterar algumas funções do cérebro, principalmente na área responsável pela atenção. 

barriga de grávida

Os hormônios por trás do esquecimento na gravidez

Você anda esquecendo onde deixou a chave de casa, o celular ou não consegue se lembrar qual era o compromisso de hoje? É totalmente compreensível! Esses problemas podem acontecer durante toda a gestação, sendo mais comum no último trimestre. 

Assim como a progesterona, a ocitocina também tem o seu papel em todo esse processo. Ela é responsável pelo aumento da ativação em áreas motivacionais do cérebro. Também conhecida como hormônio do amor, ela estreita ainda mais o laço entre mãe e filho. Este processo prepara a futura mamãe para ter maior foco no cuidado com o bebê. Que fofo! 

Já as alterações da progesterona deixam o metabolismo e o reflexo da gestante mais lento, o que faz com que a gestante demore um pouco mais para ter atenção no que está fazendo.

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Segura a ansiedade, mamãe!

Além dessa chuva de hormônios, esses desligamentos também podem estar associados à ansiedade para a chegada do bebê e à privação do sono devido aos incômodos da gravidez. Afinal, sua cabeça também está a mil só com a ideia de que há uma vidinha se formando dentro de você, não é? 

Com tanta coisa acontecendo, faz sentido ficar distraída e esquecer as coisas mais banais da vida. Nós te entendemos! ❤

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Dá para evitar o esquecimento na gravidez?

Não há muito o que fazer, pois os hormônios da gravidez estão trabalhando para manter o bebê no seu útero. Mas não se preocupe, essa distração é temporária e tudo volta ao normal após o parto.

A boa notícia é que o cérebro se adapta. A dica é tentar relaxar e ter uma boa noite de sono. O descanso é fundamental para se sentir mais disposta e ativar as funções do cérebro! 

Exercite a memória!

Como o cérebro é um músculo, ele precisa ser estimulado para ter uma boa performance. Ler, estudar, montar quebra-cabeça, anotar todos os compromissos, fazer caça-palavras e manter uma rotina são as sugestões que podem ajudar a driblar os lapsos de memória.

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A prática de exercício físico também é indicada para liberar endorfina e combater o estresse próprio dessa época. Vale lembrar que é necessário conversar com o obstetra para que ele indique a melhor atividade. Outras estratégias incluem:

  • Criar o hábito de anotar lembretes, seja em papel ou celular;
  • Usar o alarme do celular para lembrar sua rotina;
  • Fazer um calendário de atividades e datas, deixando bem à vista;
  • Reunir itens que usa com frequência, como chaves e óculos, no mesmo lugar;
  • Falar em voz alta coisas que não quer esquecer, para memorizá-las melhor.

E o principal: tente não ser dura consigo mesma. A tranquilidade e o relaxamento são os melhores remédios nessa fase tão gostosa! 

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