a
HomeGravidezEpisiotomia: Quando o corte é indicado? Tem como evitar?
episiotomia
episiotomia
s

Episiotomia: Quando o corte é indicado? Tem como evitar?

A episiotomia é um dos termos médicos que fazem parte do vocabulário da gravidez. Esse é o nome do corte cirúrgico feito no períneo durante o parto normal, com o intuito de facilitar a passagem do bebê.

Por muito tempo, a episiotomia era feita de forma rotineira, em todos os partos. Mas, atualmente, os especialistas recomendam que o corte seja feito apenas se for extremamente necessário. A Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificou como uma das “práticas frequentemente utilizadas de modo inadequado”.

As novas condutas para um parto normal mais humanizado visam diminuir o número de intervenções cirúrgicas desnecessárias durante o parto, tornando-o mais natural possível e como forma de evitar a violência obstétrica.

episiotomia

Quando a episiotomia é necessária?

Apesar da fisiologia da mulher estar pronta para dilatar o bastante para permitir o nascimento do bebê sem a episiotomia, nem sempre é possível esperar. Os especialistas consideram o procedimento vital em alguns casos:

– em caso de sofrimento fetal, o corte deve ser feito para acelerar a saída do bebê;
– quando o uso de fórceps ou vácuo extrator se faz necessário;
– se o bebê estiver na posição pélvica (sentado);
– quando o bebê é macrossômico, ou seja, está muito acima do peso ideal para a idade;
– em caso de bebês prematuros, para evitar hemorragias cranianas;
– se o médico achar que haverá uma laceração grave (“rasgo” em termos populares) na expulsão do bebê.

O último item é o motivo mais comum para realizar a episiotomia durante o parto. Ao fazer o corte em um local com menos vasos e nervos, o médico consegue prevenir a laceração. Mas há estudos que ligam a incisão a um aumento nos riscos de lesões perineais.

episiotomia

Episiotomia dói?

É um receio comum entre as gestantes! Se o corte for feito com calma, o médico consegue aplicar um anestésico local antes do procedimento. A sutura também é realizada sob anestesia.

Posso pedir para o médico não fazer o corte?

É preciso se informar sobre as indicações da episiotomia com o obstetra durante o pré-natal e deixar claro suas dúvidas. Há profissionais que são flexíveis com a realização do corte e só o fazem se realmente necessário, assim como há médicos que o colocam como parte fundamental do parto.

É uma conversa importante para entender a posição do seu obstetra e sentir se você está confortável com ela, até porque o ideal é que o profissional só realize o procedimento com a sua aprovação.

Há como evitar a episiotomia?

Se o trabalho de parto evoluir como o esperado e a gestante conseguir a dilatação total para a passagem do bebê, a episiotomia não é necessária. Para isso, a preparação durante toda a gravidez é fundamental.

episiotomia

A consultoria com uma doula, por exemplo, pode diminuir a necessidade de intervenções médicas como a episiotomia. A gestante se sente mais tranquila durante o trabalho de parto e a dilatação pode fluir mais facilmente.

Outra dica é preparar o assoalho pélvico, com exercícios que estimulam os músculos da região durante a gravidez. Entre as atividades que fortalecem a pelve podemos citar o pilates e a yoga, além de caminhadas. Massagens no períneo e pompoarismo também ajudam a preparar a região para a dilatação.

episiotomia

Como cuidar da episiotomia?

Caso o corte seja inevitável, a mulher deve ter cuidados com a cicatrização da episiotomia, que leva em torno de seis semanas. A cicatriz deve ser mantida limpa e seca, com trocas do absorvente em toda ida ao banheiro. A mulher não pode fazer esforço físico e nem manter relações sexuais até a liberação do médico.

Entre as possíveis complicações do procedimento, há o risco de fibrose, dor e perda de sensibilidade na região, além de frouxidão, que pode acarretar problemas intestinais e incontinência urinária. Por isso é fundamental seguir todas as recomendações do médico.

 

Leia mais:

Quando induzir o parto é necessário?

Sexo pós-parto: 10 principais dúvidas

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Por ser uma loja que se intitula como a maior loja de enxoval, deveria se preocupar mais com os assuntos abordados… esse texto é um desserviço ao parto normal. Não há justificava para a episiotomia!!!

    10 de setembro de 2018

Deixe um comentário