10 dicas para reduzir o enjoo na gravidez sem remédios
Um dos principais incômodos do início da gestação é o enjoo! O sintoma afeta cerca de 70% a 80% das gravidinhas. Provavelmente, se você está nessa fase, já passou em algum momento por essa situação. Selecionamos 10 dicas simples e caseiras para amenizar o enjoo na gravidez. Confira!
É normal ter muito enjoo na gravidez?
O enjoo é uma consequência das alterações físicas e hormonais durante a gravidez. Um dos principais responsáveis por esse desconforto é o hormônio hCG (Hormônio Coriônico Gonadotrófico) – conhecido como “hormônio da gravidez”. Quanto mais alto o nível de hCG, maior a incidência de náuseas durante a gestação.
O aumento da progesterona também contribui para o enjoo na gravidez. Produzido pela placenta, o hormônio diminui as contrações do sistema digestivo, fazendo com que o processo fique mais lento e que o ácido estomacal suba para o esôfago.
O crescimento do útero também contribui para o enjoo, pois empurra o estômago para cima, provocando azia. Muitas vezes, estresse e o medo muito presentes na gestação também colaboram para que o enjoo apareça.
Quando começa o enjoo matinal?
Os enjoos normalmente surgem por volta da 5ª a 6ª semanas de gestação, (ou seja, no segundo mês). O mais comum é que os enjoos fiquem mais intensos durante o 2º e o 3º mês e principalmente pelo período da manhã. E duram geralmente até o início do 2º trimestre (12ª semana).
Quando esse desconforto é muito persistente e provoca vômitos constantes, o recomendado é que a gestante informe ao médico obstetra.
10 dicas para amenizar o enjoo na gravidez!
1.Beber chá de gengibre
O gengibre é um ótimo remédio caseiro para estimular a digestão. Pode ser consumido na forma de chá, no preparo do suco ou em balas. Possui propriedades fitoterápicas e ameniza sintomas como náuseas e enjoos.
Mais cuidado: o consumo de gengibre é liberado contanto que a gestante não ultrapasse a medida de 1 grama de raiz seca ou 2 gramas de gengibre em pó por dia.
2.Preferir alimentos frios
Opte por alimentos leves, como gelatina, iogurte, e saladas pois ajudam a aliviar o enjoo na gravidez, já que são de fácil digestão. E também exalam menos cheiro, gerando menos mal estar.
3.Faça do limão seu amigo, mamãe!
Você sabia que o limão pode ajudar a amenizar esse incômodo? Nossa dica é chupar picolé de limão, tomar uma limonada bem gelada ou colocar rodelas de limão na água com gás.
Quando o enjoo estiver muito persistente, outra dica valiosa é cheirar o limão ou o óleo essencial de limão para reduzir o desconforto.
4.Torradas e biscoitos de água e sal
Conhecidos como carboidratos de fácil digestão, esses alimentos são ideais para serem consumidos no período da manhã e são grandes aliados contra o enjoo.
Dica: deixe as bolachinhas na mesa de cabeceira, consuma as bolachinhas ao acordar e aguarde de 20 a 30 minutos, para então se levantar da cama.
5.Beber 2 litros de água por dia
Manter-se hidratada é primordial para que os hormônios e as funções dos órgãos estejam em equilíbrio, além de ajudar nos enjoos na gravidez. Lembre-se: leve sempre uma garrafinha de água com você.
Para as gestantes que não têm o hábito de beber muita água, uma solução para complementar o consumo é chupar gelo! Ou adicionar à água uma rodela de limão ou raspas de gengibre.
6.Fazer refeições pequenas de 3 em 3 horas
O estômago vazio piora o enjoo na gravidez, por isso não fique muitas horas sem comer. Ao comer de 3 em 3 horas, conseguimos comer menores quantidades por refeição, facilitando o esvaziamento gástrico.
7.Praticar atividades físicas
Exercícios físicos são sempre bem-vindos durante a gestação! Mas lembre-se: é necessário realizar atividades de acordo com orientação médica. Elas contribuem para a melhora da circulação, na oxigenação e também os movimentos gastrointestinais.
8.Evitar alimentos gordurosos, apimentados ou muito temperados
É muito comum que as mulheres fiquem mais sensíveis a odores e também ao sabor de alguns alimentos durante a gravidez. Por isso, evite cheiros, perfumes e produtos de limpeza com odores muito fortes.
Alimentos gordurosos pioram enjoos na gravidez e azia, pois aumentam o relaxamento da musculatura gástrica.
9.Alimentos ricos em vitamina B6
A vitamina B6 pode ajudar a evitar enjoos na gravidez, já que ela é considerada responsável pelo controle hormonal no organismo feminino. Pode ser encontrada em alimentos como banana, melancia, peixes como salmão, fígado, camarão, avelãs, ameixa ou batata.
10.Não deitar após comer
Não é aconselhável deitar com a barriga cheia. Para evitar enjoos e azia, espere por pelo menos uma hora para deitar!
Leia mais:
Grávidas podem tomar a vacina contra a Covid-19?