a
HomeGravidez10 dicas para reduzir o enjoo na gravidez sem remédios
enjoo na gravidez
enjoo na gravidez
s

10 dicas para reduzir o enjoo na gravidez sem remédios

Um dos principais incômodos do início da gestação é o enjoo! O sintoma afeta cerca de 70% a 80% das gravidinhas. Provavelmente, se você está nessa fase, já passou em algum momento por essa situação. Selecionamos 10 dicas simples e caseiras para amenizar o enjoo na gravidez. Confira! 

É normal ter muito enjoo na gravidez?

O enjoo é uma consequência das alterações físicas e hormonais durante a gravidez. Um dos principais responsáveis por esse desconforto é o hormônio hCG (Hormônio Coriônico Gonadotrófico) – conhecido como “hormônio da gravidez”.  Quanto mais alto o nível de hCG, maior a incidência de náuseas durante a gestação.

enjoo na gravidez

O aumento da progesterona também contribui para o enjoo na gravidez. Produzido pela placenta, o hormônio diminui as contrações do sistema digestivo, fazendo com que o processo fique mais lento e que o ácido estomacal suba para o esôfago.

O crescimento do útero também contribui para o enjoo, pois empurra o estômago para cima, provocando azia. Muitas vezes, estresse e o medo muito presentes na gestação também colaboram para que o enjoo apareça.

Quando começa o enjoo matinal?

Os enjoos normalmente surgem por volta da 5ª a 6ª semanas de gestação, (ou seja, no segundo mês). O mais comum é que os enjoos fiquem mais intensos durante o 2º e o 3º mês e principalmente pelo período da manhã. E duram geralmente até o início do 2º trimestre (12ª semana).

enjoo na gravidez

Quando esse desconforto é muito persistente e provoca vômitos constantes, o recomendado é que a gestante informe ao médico obstetra.  

10 dicas para amenizar o enjoo na gravidez!

1.Beber chá de gengibre

O gengibre é um ótimo remédio caseiro para estimular a digestão.  Pode ser consumido na forma de chá, no preparo do suco ou em balas. Possui propriedades fitoterápicas e ameniza sintomas como náuseas e enjoos.

enjoo na gravidez

Mais cuidado: o consumo de gengibre é liberado contanto que a gestante não ultrapasse a medida de 1 grama de raiz seca ou 2 gramas de gengibre em pó por dia.

2.Preferir alimentos frios 

Opte por alimentos leves, como gelatina, iogurte, e saladas pois ajudam a aliviar o enjoo na gravidez, já que são de fácil digestão. E também exalam menos cheiro, gerando menos mal estar.

3.Faça do limão seu amigo, mamãe! 

Você sabia que o  limão pode ajudar a amenizar esse incômodo? Nossa dica é chupar picolé de limão, tomar uma limonada bem gelada ou colocar rodelas de limão na água com gás.

enjoo na gravidez

Quando o enjoo estiver muito persistente, outra dica valiosa é cheirar o limão ou o óleo essencial de limão para reduzir o desconforto.

4.Torradas e biscoitos de água e sal 

Conhecidos como carboidratos de fácil digestão, esses alimentos são ideais para serem consumidos no período da manhã e são grandes aliados contra o enjoo.

enjoo na gravidez

Dica: deixe as bolachinhas na mesa de cabeceira, consuma as bolachinhas ao acordar e aguarde de 20 a 30 minutos, para então se levantar da cama.

5.Beber 2 litros de água por dia

Manter-se hidratada é primordial para que os hormônios e as funções dos órgãos estejam em equilíbrio, além de ajudar nos enjoos na gravidez. Lembre-se: leve sempre uma garrafinha de água com você.

enjoo na gravidez

Para as gestantes que não têm o hábito de beber muita água, uma solução para complementar o consumo é chupar gelo! Ou adicionar à água uma rodela de limão ou raspas de gengibre.

6.Fazer refeições pequenas de 3 em 3 horas

O estômago vazio piora o enjoo na gravidez, por isso não fique muitas horas sem comer. Ao comer de 3 em 3 horas, conseguimos comer menores quantidades por refeição, facilitando o esvaziamento gástrico.

7.Praticar atividades físicas 

Exercícios físicos são sempre bem-vindos durante a gestação! Mas lembre-se: é necessário realizar atividades de acordo com orientação médica. Elas contribuem para a melhora da circulação,  na oxigenação e também os movimentos gastrointestinais. 

enjoo na gravidez

8.Evitar alimentos gordurosos, apimentados ou muito temperados

É muito comum que as mulheres fiquem mais sensíveis a odores e também ao sabor de alguns alimentos durante a gravidez. Por isso, evite cheiros, perfumes e produtos de limpeza com odores muito fortes.

Alimentos gordurosos pioram enjoos na gravidez e azia, pois aumentam o relaxamento da musculatura gástrica.

9.Alimentos ricos em vitamina B6

A vitamina B6 pode ajudar a evitar enjoos na gravidez, já que ela é considerada responsável pelo controle hormonal no organismo feminino.  Pode ser encontrada em alimentos como banana, melancia, peixes como salmão, fígado, camarão, avelãs, ameixa ou batata.

enjoo na gravidez

10.Não deitar após comer 

Não é aconselhável deitar com a barriga cheia. Para evitar enjoos e azia, espere por pelo menos uma hora para deitar!

Leia mais:

Grávidas podem tomar a vacina contra a Covid-19?

Como se preparar para a amamentação? Veja dicas!

Barriga pós-parto: quando volta ao normal?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário