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Sofre com a dor lombar na gravidez? Confira dicas e exercícios para aliviar

A dor lombar na gravidez é uma das principais queixas das futuras mamães. Difícil encontrar uma gestante que não sofra com o incômodo, que aparece principalmente entre o segundo e terceiro trimestre de gestação.

E essa também foi uma das principais questões abordadas pela fisioterapeuta e professora de pilates Márcia Boarin em transmissão ao vivo em nossas redes sociais. Ela falou sobre a importância e cuidados com a prática de exercícios físicos durante a gravidez e no pós-parto.

dor lombar na gravidez

Centro de gravidade da mulher muda na gestação

A dor lombar na gravidez é bastante comum, mas não é à toa. Durante a gestação ocorrem alterações no centro de gravidade do corpo da mulher. Isso é necessário por causa do crescimento do bebê e dos seios, que fazem com o que a grávida mude sua postura. Com isso, há o aumento da curvatura da coluna, também conhecida como hiperlordose.

Essa condição exige mais esforço da musculatura local, que leva ao aparecimento de tensão muscular e, com o tempo, das dores. Durante a transmissão, muitas gestantes apontaram dores relacionadas ao nervo ciático, que também têm relação com essa sobrecarga na coluna. Para aliviar o incômodo, a gestante deve priorizar exercícios que alongam os músculos da região (para conferir um exercício, veja vídeo mais abaixo).

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Atenção ao ganho de peso!

A dor lombar na gravidez é agravada com a separação dos músculos abdominais, conhecida como diástase. Quanto maior é o peso acumulado durante a gestação, com um aumento exagerado da barriga, maior é o incômodo.

Melhores exercícios para gestantes

E para amenizar a dor lombar na gravidez, a fisioterapeuta reforçou a importância de praticar exercícios físicos, para fortalecer os músculos e evitar o acúmulo de gordura. Márcia apontou a caminhada, a hidroginástica e o pilates como boas opções.

“A gestante deve experimentar os exercícios e verificar qual atividade é mais prazerosa. A caminhada é uma boa atividade aeróbica. Já o pilates e a hidroginástica trabalham também o fortalecimento, além do gasto energético”, explicou a fisioterapeuta, que afirmou que os exercícios podem ser iniciados em qualquer fase da gravidez, desde que a gestante tenha a liberação do obstetra.

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Benefícios de praticar exercícios físicos na gestação:

  • Melhora da circulação sanguínea e do inchaço;
  • Previne dores na lombar;
  • Ajuda a preparar o corpo da mulher para o parto normal;
  • Favorece a recuperação da boa forma no pós-parto.

Importante: a prática de qualquer exercício e atividade física na gravidez deve ser autorizada pelo obstetra que está acompanhando a gestante no pré-natal. “Gestantes que estão com alterações na pressão arterial, apresentaram sangramento ou têm problemas como descolamento de placenta, por exemplo, não podem fazer nenhum tipo de atividade sem autorização médica”, lembrou a fisioterapeuta.

Quer conferir mais dicas e ainda aprender exercícios para aliviar a dor lombar na gravidez?

A fisioterapeuta Márcia Boarin também falou sobre exercícios para favorecer o parto normal, os movimentos que devem ser evitados e a recuperação da boa forma no pós-parto, além de mostrar um eficiente exercício para aliviar a dor lombar na gravidez. Para conferir as dicas da profissional, assista o vídeo:

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