a
HomeGravidezAmamentaçãoDoação de leite materno: Como funciona? Onde doar?
doação de leite materno
doação de leite materno
s

Doação de leite materno: Como funciona? Onde doar?

Em 19 de maio é celebrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, data marcada por diversas campanhas que visam conscientizar famílias da importância da doação de leite materno.

Mais do que uma gentileza, esse ato de amor pode ajudar a salvar as vidas de milhares de bebês prematuros, internados e que não podem ser alimentados diretamente no seio da mãe.

Quem pode doar leite materno?

O primeiro passo dessa conscientização é lembrar que qualquer mulher que esteja amamentando é uma doadora. O único requisito é estar em perfeitas condições de saúde e não fazer uso de substâncias que conflitem com a amamentação, como cigarro, bebidas alcoólicas, drogas e alguns tipos de medicamentos.

E, ao contrário do que se pensa, não é necessário ter uma grande quantidade de leite para doar. Para você ter uma ideia, um recém-nascido prematuro precisa de apenas 1 ml do alimento a cada mamada. Um pote cheio pode nutrir até 10 bebês em um dia inteiro. Então, qualquer quantidade é bem vinda nos bancos de leite.

doação de leite materno

Onde doar?

As mulheres que desejam fazer a doação de leite materno devem buscar o banco de leite mais próximo. Clique aqui para saber qual está mais perto de você!

Como fazer a doação de leite materno?

O primeiro passo é a coleta do leite materno para a doação. Esterilize um pote de vidro (boca larga) com tampa de plástico. A esterilização pode ser feita de forma caseira.

  • Coloque os recipientes em uma panela funda e cubra com água.
  • Ferva por 15 minutos e escorra (com a boca voltada para baixo) sobre papel toalha ou um pano bem limpo.
  • Espere secar naturalmente.
  • Feche o frasco sem tocar a parte interna do vidro.

O segundo passo é a preparação da mulher para a coleta. O ideal é evitar bombas, para minimizar o risco de contaminação. Os bancos de leite sugerem a ordenha manual.

  • Use uma touca ou lenço para cobrir os cabelos.
  • Coloque uma fralda de pano ou máscara cirúrgica para cobrir o nariz e boca.
  • Lave as mãos e os braços (até o cotovelo) com sabão neutro e água corrente.
  • Lave as mamas com água.
  • Seque as mãos e os seios com uma toalha limpa, que ainda não foi usada.

Para fazer a ordenha, escolha um local confortável, onde você consiga apoiar o frasco em uma superfície firme e higienizada.

Evite cozinhas e banheiros, que são locais de alta contaminação. Não converse durante a coleta ou não realize qualquer outra atividade, como mexer em controles remotos ou celulares.

Aprenda a fazer a ordenha de leite materno:

  • Massageie as mamas com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares.
  • Posicione o polegar acima da linha que termina a aréola.
  • Coloque o indicador e o médio na mesma posição, só que abaixo.
  • Firme os dedos e empurre em direção ao tórax.
  • Aperte o polegar contra os outros dedos, até o leite começar a sair.

É importante desprezar os primeiros jatos. Abra o vidro e continue a ordenha, posicionando o frasco abaixo da aréola. Feche o pote imediatamente quando terminar a coleta e guarde no freezer. O ideal é deixar dois dedos de “sobra” no frasco, sem encher até a boca.

Se você não conseguiu essa quantidade, congele o leite assim mesmo e complete o recipiente com outras coletas (em até 10 dias). Lembre de anotar o dia da 1ª coleta e fixar em uma etiqueta no pote. Quando ele estiver cheio, você deve levar o frasco até o banco de leite mais próximo para fazer sua doação de leite materno.

Importante: Se você não conseguir completar um frasco em até 10 dias, não tem problema. Leve a quantidade que você tem, pois cada gota faz diferença.

Todo leite doado é analisado e pasteurizado, em um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido ao bebê internado.

 

Leia Mais:

O que é licença amamentação?

Concha de amamentação ajuda ou atrapalha?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário