Qual a diferença entre doula e parteira?
Afinal, qual a função da doula? Da parteira? Da enfermeira obstetra? Em homenagem ao Dia Nacional da Parteira, nós destacamos a importância dessa profissão e vamos esclarecer todas as diferenças entre os especialistas de assistência ao parto!
Diferenças entre doula e parteira
-Parteira
Atualmente, existem três tipos de profissionais de assistência ao parto: as parteiras tradicionais (sem formação superior e que geralmente atuam em regiões rurais e ribeirinhas; as obstetrizes (formadas em Obstetrícia) e as enfermeiras obstetras, formadas em Enfermagem com pós-graduação em Obstetrícia.
-Parteiras tradicionais
No Brasil, atualmente tramita na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que regulamenta a profissão das parteiras tradicionais. A proposta prevê a qualificação básica dessas profissionais pelo Ministério da Saúde ou por secretarias estaduais, além do pagamento de um salário mínimo.
Considerada a profissão mais antiga do mundo, muitas vezes a parteira tradicional é a única alternativa para as mulheres que residem em municípios onde o acesso a hospitais é limitado, principalmente regiões rurais, comunidades ribeirinhas e quilombolas.
Embora a popularidade da profissão tenha diminuído, as parteiras tradicionais ainda são responsáveis por 20% dos nascimentos na zona rural, percentual que chega a dobrar nas regiões Norte e Nordeste.
-Doula faz parto?
Não, ela não tem responsabilidade técnica sobre o parto! Ela auxilia a gestante antes, durante e após o nascimento do bebê, oferecendo apoio emocional e físico.
A doula ensina técnicas de respiração, relaxamento e exercícios para ajudar a mulher a confiar na força e no processo natural de parir.
Como explicamos, o suporte não é apenas no momento do trabalho de parto. É necessário criar uma conexão entre a família e a doula, afinal a profissional estará no momento mais especial e marcante que é o nascimento de uma criança!
A maioria das mulheres está familiarizada com o ginecologista/obstetra, mas sem saber as diferenças entre doula e parteira, né? Se ainda restou alguma dúvida, dá play no vídeo!
Leia mais:
Dicas de como se preparar para o parto normal