a
HomeGravidezQual a diferença entre doula e parteira?
doula
doula
s

Qual a diferença entre doula e parteira?

Afinal, qual a função da doula? Da parteira? Da enfermeira obstetra? Em homenagem ao Dia Nacional da Parteira, nós destacamos a importância dessa profissão e vamos esclarecer todas as diferenças entre os especialistas de assistência ao parto!

Diferenças entre doula e parteira

-Parteira

Atualmente, existem três tipos de profissionais de assistência ao parto: as parteiras tradicionais (sem formação superior e que geralmente atuam em regiões rurais e ribeirinhas; as obstetrizes (formadas em Obstetrícia) e as enfermeiras obstetras, formadas em Enfermagem com pós-graduação em Obstetrícia. 

doula

-Parteiras tradicionais

No Brasil, atualmente tramita na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que regulamenta a profissão das parteiras tradicionais. A proposta prevê a qualificação básica dessas profissionais pelo Ministério da Saúde ou por secretarias estaduais, além do pagamento de um salário mínimo.

Considerada a profissão mais antiga do mundo, muitas vezes a parteira tradicional é a única alternativa para as mulheres que residem em municípios onde o acesso a hospitais é limitado, principalmente regiões rurais, comunidades ribeirinhas e quilombolas. 

doula

Embora a popularidade da profissão tenha diminuído, as parteiras tradicionais ainda são responsáveis por 20% dos nascimentos na zona rural, percentual que chega a dobrar nas regiões Norte e Nordeste. 

-Doula faz parto?

Não, ela não tem responsabilidade técnica sobre o parto! Ela auxilia a gestante antes, durante e após o nascimento do bebê, oferecendo apoio emocional e físico.

doula

A doula ensina técnicas de respiração, relaxamento e exercícios para ajudar a mulher a confiar na força e no processo natural de parir. 

Como explicamos, o suporte não é apenas no momento do trabalho de parto. É necessário criar uma conexão entre a família e a doula, afinal a profissional estará no momento mais especial e marcante que é o nascimento de uma criança!

doula

A maioria das mulheres está familiarizada com o ginecologista/obstetra, mas sem saber as diferenças entre doula e parteira, né? Se ainda restou alguma dúvida, dá play no vídeo!

 

Leia mais:

Dicas de como se preparar para o parto normal

Rinite gestacional: o que é e como tratar?

Tipos de parto: entenda as principais diferenças

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário