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Dieta na gravidez: acompanhamento nutricional é fundamental

A gravidez é uma fase repleta de mudanças, principalmente físicas. De repente, temos que lidar com enjoos, náuseas, muito sono, cansaço e a fome que, em algumas mulheres, favorece um excesso no ganho de peso. Para driblar os quilos a mais, as gestantes podem procurar um acompanhamento nutricional. Mas, calma! Não estamos falando de fazer dieta na gravidez, daquelas com muitas restrições, com foco em emagrecimento. Hoje vamos falar de saúde!

Conversamos com a Dra. Claudia Banduki, nutricionista especializada em gestantes, sobre os benefícios de buscar a ajuda de um profissional, sem colocar em risco as necessidades nutricionais do período. “A falta de informação e seguir uma dieta que não seja adequada pode comprometer a saúde da gestante, afetando principalmente o ganho de peso e crescimento do bebê”, lembrou a nutricionista.

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Quando é necessário fazer dieta na gravidez?

O primeiro ponto a se considerar é que dieta na gravidez não é sinônimo de dieta para emagrecer. Mesmo uma gestante que esteja acima do peso, ou até obesa, o plano alimentar deve considerar reservas de gordura como fonte de energia para o bebê.

“As dietas restritivas são uma alternativa para gestantes com diabetes gestacional, por exemplo, mas mesmo assim é necessário um acompanhamento nutricional, pois não se deve simplesmente cortar calorias e sim promover uma melhora qualitativa na alimentação. Indicamos uma rotina alimentar sem o consumo exagerado de carboidratos simples e açúcar refinado”, explicou a Dra. Claudia.

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Ganho de peso adequado ajuda a amenizar incômodos

A gestação é um período de estresse metabólico grande, por isso é importante que a gestante mantenha uma alimentação balanceada e um ganho de peso adequado. Segundo a nutricionista, isso também ajuda a gestante a lidar melhor com problemas comuns, como edemas, má digestão, náuseas, refluxos, fadiga, etc.

Quantos quilos posso engordar?

A maioria das gestantes se faz essa pergunta e muitas se baseiam na crença dos 9 kg. Mas não existe um número considerado ideal, pois toda mulher é única. “O número de quilos que esta gestante poderá ganhar de forma saudável está relacionado ao peso que ela inicia, que chamamos de “Peso Pré Gestacional”. Se a gestante, antes de engravidar, já estava com sobrepeso e/ou obesa, a necessidade de um incremento calórico é menor, quando a comparamos a uma paciente que inicia a gestação com baixo peso”, lembrou a nutricionista.

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Dicas para uma rotina alimentar saudável na gravidez

A Dra. Claudia compartilhou algumas dicas para as gestantes manterem um peso saudável:

  • Incluir todos os grupos alimentares nas refeições;
  • Priorizar porções menores, para não ficar muito tempo sem comer;
  • Evitar excesso de gordura e açúcar;
  • Beber bastante água, de 2 a 3 litros;
  • Cumprir o pré-natal à risca, principalmente no que diz respeito a exames de sangue, para que os médicos estejam atualizados em relação ao suporte de vitaminas e minerais;

Fator genético

Outra dúvida bastante comum entre as gestantes que desejam fazer dieta na gravidez é se o ganho de peso está relacionado com o fator genético.

“Já sabemos que se temos um pai e/ou mãe obesa, nascemos com mais células de gordura e isso é um dos fatores que, infelizmente, facilitam o ganho de peso daquele indivíduo nas diversas fases da vida. Mas na gestação isso está mais relacionado ao ambiente externo e aos hábitos alimentares da mulher”, explicou a nutricionista.

“O ganho de peso é influenciado por tudo: sua rotina, prática de exercícios físicos, níveis de estresse, ansiedade, compulsão alimentar, etc. São questões muito mais significativas do que o número de quilos que a mãe da gestante ganhou. Isso não determinará como será a sua própria gestação”.

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