a
HomeGravidezDicas de como se preparar para o parto normal
mãe e bebê após o parto normal
mãe e bebê após o parto normal
s

Dicas de como se preparar para o parto normal

A nossa transmissão ao vivo dessa semana foi com o ginecologista e obstetra Gilberto Mello. O tema central do bate-papo foi como se preparar para o parto normal. Durante a conversa, Gilberto falou sobre vários assuntos relacionados ao parto normal e deu dicas de como as futuras mamães podem se preparar para esse momento especial.

O vídeo com o bate-papo na íntegra está no final do texto. Não deixe de conferir!

 

Preparação para o parto normal

mãe e bebê após o parto normalO profissional começou o bate-papo questionando as seguidoras da Grão de Gente com a seguinte pergunta: será que existe um grande preparo para o parto normal? Após o questionamento, Gilberto revelou um segredinho: “Não tem!”.

“A nossa mãe natureza prepara o corpo da mulher nesses nove meses – por isso não é assim engravidou, nasceu. Esse período da gravidez não é só para o bebê se desenvolver dentro da barriga. Ele também é para o corpo se preparar para o nascimento. Os nove meses podem ser considerados o grande preparo do corpo”.

Claro, é essencial que a gestante tenha uma dieta equilibrada, faça exercícios, procure informações sobre o parto normal e muito mais! De acordo com o profissional, o querer da mulher é fundamental. E junto com o querer, a escolha da equipe que irá apoiar a grávida nesse momento também é muito importante.

 

Exercícios ajudam na preparação?

Em relação aos exercícios físicos, o profissional contou que atividade física é bem-vinda e que é bacana a grávida estar ativa. “Caminhada, exercícios de agachamento, exercícios na bola, alguns exercícios perineais…” O profissional contou que os exercícios não vão preparar a gestante apenas nos termos de flexibilidade e alongamento, mas também vão ajudar no quesito concentração.

 

Episiotomia: precisa mesmo?

“Hoje, o que se diz cientificamente é que existe no máximo 10% de uma necessidade do profissional ampliar a saída para o bebê. Em geral a episiotomia não é necessária e, cada vez mais, todos os profissionais estão com essa convicção de que o corpo da mulher tem essa capacidade nata de parir”, conta Gilberto Mello.

 

Benefícios do parto normal

A natureza preparou o corpo da mulher para o parto e o bebê para nascer de parto normal. “Muita gente pergunta: Ah, o bebezinho sofre? A resposta é não! O parto normal é fundamental para o bebê. O pior parto para o bebê é aquele que ele está lá no paraíso, na barriga da mamãe, ninguém avisa e tira ele de lá. Isso é ação de despejo sem aviso, é muito traumático! A cesárea é maravilhosa apenas quando é necessária”, explica Gilberto Mello.

 

Confira o bate-papo com o ginecologista e obstetra Gilberto Mello na íntegra:

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Tive 2 filhos e pela minha experiência, não existe essa de se preparar para o parto normal. Fiz 2 cesáreas e sou a prova que elas salvaram a mim e os meus filhos. É preciso discernir essa idéia que quem faz cesárea é simplesmente por quis. Ela surgiu pra salvar vidas (dos bebês e das mães). Nem por isso, sou menos mãe do que quem teve parto vaginal. Nem todas mulheres nasceram pra ter parto normal.

    9 de março de 2019

Deixe um comentário