a
HomeBebêDia Nacional do Teste do Pezinho: O primeiro passo para uma vida saudável
teste-do-pezinho-2
teste-do-pezinho-2
s

Dia Nacional do Teste do Pezinho: O primeiro passo para uma vida saudável

Uma picadinha no calcanhar que faz toda a diferença na saúde do seu bebê! O teste do pezinho é o primeiro passo para uma vida saudável. Ele é tão importante que ganhou uma data comemorativa – No dia 6 de junho, comemoramos o Dia Nacional do Teste do Pezinho.

O teste do pezinho é gratuito e faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde, que abrange acompanhamento e tratamento para diversas doenças genéticas, sendo elas Fibrose Cística, Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme, Deficiência da Biotinidase, Hiperplasia Adrenal Congênita. Ele chegou ao Brasil em 1976 pela APAE, e tornou-se obrigatório em 1992. O teste do pezinho é obrigatório, pois, qualquer pessoa pode ter um filho portador das doenças detectadas por ele, mesmo que não haja histórico na família.

teste do pezinho

Além de ser oferecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o exame também existe na versão ampliada em maternidades da rede privada, podendo detectar ainda mais doenças, sendo elas deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita.

Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais efetivo será o tratamento! Por isso, o exame é tão importante, não dói e é rapidinho!

 

Como é feito o teste do pezinho?

O teste do pezinho é feito a partir de gotas de sangue bem pequenas, que são colhidas do calcanhar do recém-nascido. Nessa região do pezinho, o fluxo sanguíneo é maior, e por isso o teste é feito no pezinho do bebê. O sangue é colocado em um tipo de papel específico e encaminhado para um laboratório onde será feita a análise da amostra.

teste do pezinho

O sangue deve ser coletado após as primeiras 48 horas de vida do bebê e até o quinto dia de vida.

O exame pode ser feito ainda na maternidade, antes da alta. Confira se a maternidade que você escolheu oferece o serviço!

 

Quanto tempo demora o resultado?

Você pode conferir o resultado em até 30 dias após o exame, mas é comum que ele fique pronto em cerca de uma semana. Alguns laboratórios oferecem o resultado online, em outros casos, é preciso buscar o resultado do teste do pezinho presencialmente.

 

O que fazer caso haja alteração no exame?

As doenças detectadas pelo teste do pezinho não têm cura, entretanto, o tratamento delas pode trazer um grande aumento na qualidade de vida do portador. O acompanhamento e tratamento são oferecidos pelo Ministério da Saúde. Caso o resultado do teste apresente alterações, consulte imediatamente um pediatra para dar início aos cuidados com seu bebê.

 

Leia mais

Icterícia em recém-nascidos: causas e tratamento

Vacina contra a gripe é indispensável para gestantes

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário