a
HomeGravidezDia da Gestante: Guia para afastar palpiteiros
shutterstock_769911481
shutterstock_769911481
s

Dia da Gestante: Guia para afastar palpiteiros

Feliz Dia do “Cadê a barriga? Nem parece que está grávida!”, “Aproveita pra dormir!”, “Cuidado para não engordar muito” e do “Mais um? Você é louca?”. Só quem está grávida ou já esteve sabe o quanto é chato aguentar alguns palpites durante a gestação! Todo dia alguém brota do chão para dar aquele conselho que você não suporta mais ouvir. Tem pitaco pra todo gosto! Uns mais clichês, que todo mundo sabe, mas fazem questão de repetir. E outros bem originais, que a gente nunca ouviu falar e se pergunta se é possível.

De um lado, aquelas pessoas super bem intencionadas tentando te ajudar mesmo, compartilhando experiências e tal. Mas do outro, tem uma turminha esquisita, que curte apavorar a gestante. Falta respeito, empatia e “semancol”! Neste Dia da Gestante, não precisa respirar fundo, contar até dez e engolir a seco aquela resposta boa que veio na sua cabeça! Vamos desopilar o fígado e curtir algumas ótimas sugestões para superar certos constrangimentos com bom humor e uma pitada de descontrole hormonal:

“Cadê a barriga? Nem parece que está grávida!”

dia da gestante

Essa é a típica observação que “quase” todo mundo faz no início da gravidez. Se você for magra, vai ouvir essa gracinha até o nono mês! A saída para fugir do “barrigômetro” é carregar seu teste positivo na bolsa, uma impressão da ultrassonografia e um potinho plástico com um líquido amarelo. Quando vier o comentário, você abre a bolsa e começa a colocar tudo isso na mão do engraçadinho. Daí é só completar: “Só me devolve o teste e a ultra, a urina você pode levar pra examinar!”.

“Que barriga enorme! Tem certeza que é um só?”

dia da gestante

É isso! Palpiteiros jamais estão satisfeitos! Não importa se a sua barriga está grande ou pequena, ela dificilmente estará do tamanho ideal, não é mesmo? Neste caso, sorria e explique pacientemente que no ultrassom aparece um bebê só, mas se o segundo nascer, sabe que pode contar com a colaboração dessa pessoa tão preocupada para ajudar financeiramente. (Não esqueça de sorrir!)

“Aproveita para dormir agora”

dia da gestante

Jura? Não é possível que alguém fale isso achando que vai ajudar! Primeiro que não dá para guardar sono, fazer um banco de horas dormidas. Segundo que gestante já dorme tudo que pode porque a gente fica com um sono absurdo. Terceiro que essa é a clássica frase de quem quer botar medinho na mãe de primeira viagem, mostrando que é super experiente. É claro que não precisa romantizar, dizendo que tudo vai correr as mil maravilhas sempre, mas muitas vezes estar acordada ao lado do nosso filho é uma lembrança linda para a vida toda. Então, não perca tempo, peça o número do celular da “Supernanny” de plantão e diga que você vai ligar sempre que precisar conversar de madrugada, quando estiver amamentando o bebê!

“Mais um? Você é louca?”

dia da gestante

Louco é quem tem audácia de dizer isso para uma gestante! Essa é a melhor oportunidade para usar a famosa desculpa dos hormônios a flor da pele para bancar a maluca mesmo e responder a altura. Quem faz esse tipo de pergunta tá doido para ouvir o que não quer e não queremos decepcionar os amigos. Por isso, não esqueça de levar na bolsa uns boletos para presentear o “estudante de psiquiatria”. Se você estiver em casa, um convite para lavar a louça é ainda melhor!  

“Cuidado para não engordar muito”

dia da gestante

Meu médico uma vez me disse que se eu continuasse ganhando peso, viraria um paquiderme, ou seja, um elefante. Verdade que a preocupação com os quilos durante a gestação é legítima, pois trata-se de uma questão de saúde. No entanto, é preciso tomar cuidado para não magoar ou constranger a futura mamãe, que pode estar fragilizada. A fome que a gente sente no terceiro trimestre é fora do comum! E boa parte de nós passou por meses de enjoo e mal estar. Se você sentir que esse palpite foi preconceituoso, vale uma conversa séria sobre respeito ao próximo. Afinal, ninguém gosta de ser policiado o tempo todo. No final, fica adica: “Cuidado para não tropeçar na língua!”.

Enfrentar essas “brincadeirinhas” e “conselhos” durante os meses da gestação pode mesmo tirar a gente do sério. Então, tente não ficar pensando ou remoendo essas experiências. Aproveite cada dia da sua gestação da melhor forma possível, dedique-se ao seu bebê, faça as escolhas que você preferir, busque informação segura e atualizada. Esse é um dia só seu para celebrar esse momento incrível, cheio de alegrias inesquecíveis e lembranças eternas, que te fazem mais forte do que nunca imaginou. É tempo de realizar sonhos, de estreitar relações e de se preparar para uma transformação sem volta: a maternidade!

Você nem imagina quantos palpites ainda estão por vir… Ops!

 

Leia mais

10 coisas que toda mãe de primeira viagem precisa saber

10 Coisas que você não deve dizer a uma lactante

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário