a
HomeGravidezCoronavírus: tudo o que as gestantes precisam saber
coronavírus
coronavírus
s

Coronavírus: tudo o que as gestantes precisam saber

A pandemia do coronavírus está deixando o mundo em alerta e preocupando muitas grávidas!

Como a gestação diminui a imunidade da mulher ao longo das 40 semanas, é comum que as mamães fiquem assustadas com esse aumento de casos no Brasil. Mas, afinal, qual o impacto da doença nas gestantes?

É perigoso contrair coronavírus na gravidez?

Segundo o documento do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, do Reino Unido, as mulheres grávidas não parecem ser mais vulneráveis às consequências do vírus em relação a população em geral. 

No entanto, o tema ainda divide opiniões, já que as gestantes são mais suscetíveis a desenvolverem quadros clínicos mais graves, como nos casos das mães com H1N1, doença que tem sintomas semelhantes aos de uma gripe comum. 

Os médicos afirmaram ainda que também não há evidências de que o coronavírus aumente o risco de aborto espontâneo ou perda precoce da gravidez. 

exames na gravidez

Quais são os sintomas?

O novo vírus (covid-19) pode causar febre, tosse, falta de ar e sintomas comuns de resfriados até quadros mais graves como pneumonia e insuficiência respiratória grave. 

Curiosidade: Os coronavírus são uma família de vírus conhecida há mais de 50 anos. Eles têm este nome porque se parecem com uma coroa, se visto no microscópio. Provavelmente é uma mutação que passou de um animal para uma pessoa em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China.

Ele pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

coronavirus

O vírus pode ser passado da mãe para o bebê?

Não há evidências de que o vírus possa ser passado para o bebê durante a gravidez. Alguns bebês nascidos de mulheres com sintomas de coronavírus na China nasceram prematuramente. Ainda não está claro se o coronavírus causou esse problema ou se os médicos tomaram a decisão do bebê nascer mais cedo porque a mulher estava doente.

É seguro amamentar com sintomas do coronavírus? 

Segundo a publicação, não há evidências de que o vírus possa ser transportado no leite materno. Além disso, os benefícios da amamentação superam quaisquer riscos de transmissão do coronavírus.

mitos e verdades sobre amamentação

Como as mulheres grávidas podem se proteger do coronavírus? 

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o vírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel como segunda opção;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sem estarem lavadas;
  • Manter certa distância com pessoas que apresentarem sintomas;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir a boca e nariz com um lenço ao tossir ou espirrar;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
  • Evitar aglomeração e viagens para países com transmissão ativa.

lavar as mãos para pegar o bebê no colo

As máscaras faciais protegem do coronavírus? 

Não! As máscaras cirúrgicas são essenciais apenas para as pessoas doentes e recomendadas nas regiões mais afetadas, mas não garantem uma proteção plena contra a pandemia (situação de saúde pública na qual uma doença se propaga pelo mundo de forma rápida e simultânea). 

Como não estão completamente presas ao rosto, as máscaras deixam o ar entrar sem filtragem e a pessoa pode inalar o vírus. 

Fique de olho, mamãe! Como as gestantes não podem ser tratadas com medicamentos comuns sem causar mal ao bebê, o melhor conselho é evitar a contaminação.

coronavirus

Recapitulando…

O ginecologista e obstetra Dr. Gilberto Mello trouxe informações super importantes na última LIVE da Beabá Grão de Gente – nossa plataforma online especializada em levar conteúdo com responsabilidade e qualidade para gestantes e mães! Confira!

twitter-1 twitter-2 twitter-3 twitter-4 twitter-5 twitter-6 twitter-7 twitter-8

Leia mais:

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe é antecipada

Zika Vírus e a Microcefalia em bebês

Pré-natal: Entenda mais sobre os exames na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Olá gostaria de saber a respeito de visitas para recém nascido com essa situação do corona vírus, pois tenho dúvidas se recebo visita, por mim só recebia visitas depois do bebê tiver tomado as vacinas, mais o povo não respeita, e sempre tem aquele que aparece. Muito obrigada.

    14 de março de 2020
  • Boa tarde td bem? Gostaria de saber a opinião de vcs… estou me preparando para engravidar, devo esperar passar este momento ou posso seguir em frente?
    Estou fazendo tratamento para engravidar, por isto estou aflita em seguir em frente ou esperar um pouco!!!

    16 de março de 2020

Deixe um comentário