a
HomeGravidezContrações pós-parto: Entenda as chamadas “dores tortas”
Contrações pós-parto
Contrações pós-parto
s

Contrações pós-parto: Entenda as chamadas “dores tortas”

As contrações pós-parto, também conhecidas como dores tortas, são umas das experiências mais incômodas que o corpo da mulher enfrenta nos primeiros dias depois do nascimento do bebê. Mas você sabe por quê isso acontece? O Blog da Grão de Gente te explica!

Entenda as contrações pós-parto

O que são?

Durante os nove meses de gestação, o útero da mulher deve ser expandido para permitir o crescimento do feto.  Após o nascimento do bebê, a placenta é expelida e o útero inicia o processo de voltar ao seu tamanho original, como uma cicatrização. Assim, surgem as contrações pós-parto.

Elas costumam aparecer nas primeiras horas depois do parto e, apesar de dolorosas, as chamadas “dores tortas”  fazem parte do puerpério e sinalizam que o útero está se contraindo e o corpo se recuperando da gravidez.

Além de involuntárias, as contrações pós-parto se acentuam na amamentação. Isso acontece porque a sucção dos mamilos faz com que se libere a ocitocina, hormônio que produz contrações e estimula a recuperação do útero ao seu tamanho original.

Contrações pós-parto

Quanto tempo duram?

As dores tortas são contrações intensas que acontecem frequentemente durante as primeiras 24 a 48 horas depois do parto, mas podem durar cerca de uma semana com menor intensidade.

Dói?

As contrações pós-parto são parecidas com cólicas menstruais, mas, conforme explicamos, dores intensas devem durar três dias após o parto. Se as cólicas permanecerem fortes por muito mais tempo que isso, consulte seu ginecologista!Contrações pós-parto

Acontece com todas as mães?

Sim, mas as contrações pós-parto costumam ser menos frequentes ou menos intensas para as mães de primeira viagem. Estima-se que só 5% delas sofrem contrações dolorosas. Por outro lado, 50% das mulheres sentem fortes contrações após dar à luz ao seu segundo filho, e 80%, depois de dar à luz ao terceiro. (Fonte: Site Sou Mamãe)

Os benefícios das contrações pós-parto

Se o útero não se contrair, os vasos sanguíneos ficam abertos, o que poderia provocar uma hemorragia e colocar a vida da mãe em risco. Graças às contrações pós-parto, o útero consegue se soltar dos tecidos da gravidez que podem ter ficado no seu interior e, pouco a pouco, vai voltando ao seu tamanho normal.

Contrações pós-parto

 

Leia mais

Amamentar no verão exige cuidado redobrado!

Dia da Doula: Apoio, acolhimento e muito amor!

Gravidez no verão: 6 dicas para o seu bem-estar!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • as dores tortas foram muito bem explicadas.
    quando é que elas reveram a existencia de uma sepse puerperal?

    13 de junho de 2019

Deixe um comentário