a
HomeGravidezContração de treinamento e parto: conheça as diferenças
contração
contração
s

Contração de treinamento e parto: conheça as diferenças

Está chegando a hora de ter o grande encontro com o bebê? No final da gravidez, a contração é o sinal mais aguardado para anunciar o começo do trabalho de parto. Mas, nem sempre esses movimentos no útero representam a chegada imediata do bebê. 

Você já deve ter ouvido falar em contração de treinamento (ou Braxton Hicks) e a de parto, não é? Reunimos as principais diferenças entre elas para que você consiga distinguir uma da outra e saiba qual é a hora certa de ir à maternidade!

contração

O que é a contração?

As contrações nada mais são que um estímulo para que a dilatação do colo do útero progrida, já que o parto ocorre quando esta abertura atinge 10 centímetros de diâmetro.

#Curiosidade: o útero é um órgão musculoso, que se expande em até seis vezes o seu tamanho original quando está carregando um bebê!

Características das contrações de treinamento 

É o famoso alarme falso! Como o próprio nome diz, as contrações de treinamento são exercícios que o corpo faz para se preparar para o nascimento do bebê. Elas podem aparecer a partir das 35 semanas de gestação e ficarem presentes até o momento em que o corpo da mulher entra em trabalho de parto.

Essas contrações foram descritas pela primeira vez em 1872 pelo médico inglês John Braxton Hicks. Foi observado que as mulheres sentem parte do útero endurecido, mas não têm dor e muitas vezes nem percebem. 

contração

Muitas vezes, começam a partir de algum esforço físico, relação sexual, desidratação, situação de estresse ou movimentos do bebê dentro do útero. 

Embora possam provocar desconforto e assustar a mamãe, não evoluem para o trabalho de parto verdadeiro. Na maioria das vezes, cessam com mudança de posição ou da atividade que a gestante está fazendo. 

Como saber se as contrações indicam trabalho de parto?

A contração de trabalho de parto vem acompanhada de dores e sua característica mais marcante é a frequência. Se a gestante começa a ter uma ou mais contrações a cada 10 minutos, ela já pode ir para a maternidade, pois o trabalho de parto começou. 

Nesse processo, as mulheres sentem a barriga endurecendo, junto com uma dor semelhante à cólica que pode ser na frente da barriga ou das costas para a frente. 

Mesmo após o parto, as contrações só acabam quando a placenta sai, alguns minutos após o nascimento do bebê. Esse movimento também colabora para cessar o sangramento depois do parto, mas de forma bem menos dolorosa.

contração

Como diferenciar uma da outra?

O primeiro sinal para identificar essa diferença é observar que as contrações de treinamento são mais brandas. Elas causam desconforto, mas não são contrações efetivas a ponto de gerar dor nem dilatação do colo do útero.

Já as contrações do parto são determinantes para dilatação e expulsão do bebê no trabalho de parto. Veja outras características!

contração

Como saber a hora exata de ir para a maternidade?

Lembre-se que as contrações do parto são rítmicas e regulares. Para se certificar, a grávida pode registrar em um aplicativo sempre que sentir e, a partir daí, observar se elas estão vindo com a mesma frequência e intervalos de dez minutos ou menos.

Assim que a contração do parto é observada, a mulher não precisa se desesperar, já que um bebê pode demorar mais de dez horas para nascer.  

Será que não é trabalho de parto prematuro?

Contrações fora de época podem ser sinal de parto prematuro. Por isso, fique atenta aos sinais do seu corpo! Qualquer dor forte que fuja do comum, procure um médico.

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto com o ginecologista Dr. Gilberto Mello! Aproveite e veja uma prévia das aulas sobre esse assunto abaixo. Dá o play!

 

Leia mais:

10 formas de superar o medo do parto

Mãe do corpo: entenda o que é a sensação no pós-parto

Dá para evitar o parto prematuro?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário