Conheça 20 mitos e verdades da gestação
Muitos mitos e verdades da gestação cercam esse período repleto de emoções e expectativas para a família. Com todo esse mix de sentimentos, é comum que as mamães de primeira viagem fiquem em dúvida sobre o que pode ou não fazer durante os nove meses. E o que não faltam são amigos, parentes e vizinhos palpitando sobre os hábitos da nova mãe, não é?
Tire suas dúvidas sobre os mitos e verdades da gestação
Entre tantos conselhos que as grávidas ouvem diariamente, é normal se sentir perdida e não saber direito no que acreditar. Por isso, é importante conhecer os principais mitos e verdades da gestação. Confira a lista que preparamos para você ficar mais segura:
1. Gestante come por dois?
MITO. As alterações físicas causadas pela gestação aumentam a necessidade de ingerir nutrientes e, por isso, a mulher sente mais fome. Porém, sua dieta deve ser focada na qualidade e não na quantidade, lembrando que uma boa nutrição materna garante o bom desenvolvimento do bebê.
Existe, também, o problema do aumento de peso. O ideal é fazer um acompanhamento nutricional durante o pré-natal para que a gestação ocorra de forma saudável. Vale lembrar que a mulher não deve exagerar nas quantidades de calorias, gorduras, sódio e açúcares.
2. Precisa tomar um suplemento com vitaminas e minerais durante a gestação?
VERDADE. Durante a gestação é importante ter uma alimentação equilibrada pois o corpo vai precisar de certas vitaminas e minerais, que nem sempre conseguem ser supridos apenas com a alimentação balanceada.
Por isso, durante o acompanhamento pré-natal, seu médico avaliará a necessidade de prescrever algumas vitaminas. Provavelmente, ele deve indicar ácido fólico, ferro e vitamina D.
3. Gestante tem desejo?
MITO. Provavelmente você já ouviu falar que grávida tem desejo, não é? Essa é mais uma crença espalhada entre as gerações! Nesse período, a gestante passa por mudanças na relação com os alimentos, tanto no gosto como o cheiro, o que é explicado pelas alterações metabólicas. Dessa forma, os desejos costumam ser psicológicos.
4. Comer chocolate durante a gestação fará com que o bebê sinta mais cólica?
MITO. O chocolate não causa nada no bebê enquanto ele está no “forninho da mãe”, apenas agitação (ele pode ficar mais desperto e dar mais chutinhos ♥)! O consumo em excesso de chocolate pode provocar cólica no bebê durante o período de amamentação. A mulher que amamenta deve evitar álcool, café, cigarro e a ingestão de alimentos que produzam gases.
5. Grávidas sentem mais calor
VERDADE. E como sentem, não é? Durante a gestação, o metabolismo da mulher fica mais acelerado e a temperatura do corpo da gestante se eleva. No fim da gravidez, por conta do esforço para carregar a barriga, a sensação piora ainda mais.
6. Fazer sexo durante a gestação é prejudicial ao bebê?
MITO. Muitas mulheres têm medo de que a relação sexual prejudique o bebê. Existem situações em que há contraindicação médica para a prática sexual, como o trabalho de parto prematuro, placenta baixa, ameaça de aborto, etc.
Mas são apenas alguns casos específicos. A princípio, não há motivos para proibição do sexo em uma gestação saudável. O que acontecem muitas vezes são as alterações hormonais da mulher que diminuem o desejo.
7. O primeiro trimestre da gravidez é o mais delicado
VERDADE: É nesse período que ocorre a formação dos órgãos do bebê. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas e abortos espontâneos. Por isso, há um especial cuidado em evitar medicações, bebidas e alguns exames de imagem.
8. Gestante não deve tomar vacinas?
MITO. Algumas vacinas, como a da gripe, da hepatite B e da difteria, tétano e coqueluche (conhecida como tríplice bacteriana), são especialmente indicada para gestantes, tanto para sua própria proteção quanto para a do bebê.
Também há vacinas que podem prejudicar a formação do bebê. As doses contra febre amarela, rubéola, sarampo, caxumba e HPV contém vírus vivos. Elas podem causar má formação, problemas cardíacos e neurológicos, entre outras condições.
9. Grávida não pode beber (nadinha de) álcool
VERDADE: Não há dose de álcool considerada segura durante a gestação. Existem inúmeros estudos mostrando efeitos negativos do consumo de álcool, mesmo que em doses pequenas. Já que cada pessoa processa o álcool de um jeito, não dá para garantir que exista uma dose isenta de riscos.
10. Gestante não pode fazer tratamento odontológico?
MITO. Antigamente, a gestação era considerada um impedimento para o tratamento odontológico, devido à incerteza sobre os riscos a que a mãe e o bebê estariam expostos.
Essa opinião mudou e, atualmente, é recomendado que as mulheres busquem o dentista para evitar que problemas bucais interfiram no desenvolvimento do bebê.
11. Grávidas podem ficar com a pele manchada por causa de sol
VERDADE. Toda gravidinha tem mais tendência a ter manchas na pele por causa do aumento da liberação de melanina. O ideal é que as mamães utilizem sempre protetor solar, principalmente no rosto e barriga.
12. O formato da barriga revela o sexo do bebê (barriga pontuda é menino e redonda é menina)?
MITO. O tamanho e a forma da barriga estão ligados à posição que o bebê está, à quantidade de líquido amniótico e até mesmo à genética. Nem mesmo o tamanho da barriga define se o recém-nascido será grande ou pequeno.
Curiosidade: quem define o sexo do bebê é o espermatozoide no momento em que fecunda o óvulo. Se ele possuir o cromossomo X, resultará na combinação XX e, então, o bebê será menina. Porém, se o espermatozoide Y fecundar o óvulo, a combinação XY resultará em um menino.
13. Ficar muito tempo sem comer piora os enjoos
VERDADE. O estômago aumenta sua produção de ácido quando está vazio, o que causa ainda mais enjoos e azia. Além disso, o jejum prolongado pode dar origem a uma crise de hipoglicemia, que é a queda no nível de glicose no sangue.
Essa diminuição pode causar tonturas e calafrios, podendo prejudicar o bebê e favorecendo o desenvolvimento de diabetes gestacional.
14. Azia é sinal de que o bebê será cabeludo?
MITO. Não existe ligação entre a azia e os pelos do bebê. Os transtornos gástricos da gravidez estão relacionados aos níveis hormonais elevados que promovem o relaxamento intenso da musculatura lisa do estômago.
15. Comer canjica e tomar cerveja preta ajudam a ter leite para amamentar o bebê?
MITO. Antigamente, muitas pessoas acreditavam que alguns alimentos como canjica e cerveja preta eram capazes de aumentar a produção de leite. Hoje, já se sabe que isso não é verdade. A única substância capaz de ajudar na produção de leite materno é a água, entre outros nutrientes como glicídios, proteínas, sais minerais e vitaminas.
16. Pintar o cabelo pode ser perigoso durante a gestação
VERDADE. Muitas tintas para cabelo contêm componentes tóxicos como metais pesados, amônia e formol, que são absorvidos pelo couro cabeludo e podem passar para o bebê.
Durante os três primeiros meses, período no qual o bebê está em formação, o uso desse tipo de química é vetado. Depois disso, luzes e outros métodos que não atingem a raiz do couro cabeludo podem ser liberados.
17. Gestante não pode fazer exercício físico?
MITO. A gestante que realiza o pré-natal e não apresenta complicações na gravidez pode praticar atividade física com exercício leve ou moderado. Ele é benéfico para mãe e bebê, fortalecendo a musculatura e oferecendo relaxamento.
Mesmo assim, é sempre bom conversar com o médico e se certificar que a prática está liberada.
18. Café faz mal na gestação?
MITO. O consumo baixo ou moderado de café não está relacionado a problemas na gestação. Pesquisas recentes mostram que não é necessário parar de consumir cafeína durante o período gestacional. Ótima notícia para quem ama aquele cafezinho, né?
19. Grávida não pode fumar
VERDADE. Assim como é provado que o cigarro faz mal a qualquer pessoa, também é certo que fumar, mesmo que pouco, não faz bem para o feto. O cigarro aumenta os riscos de parto prematuro, problemas com a placenta e bebês de baixo peso.
20. O bebê dorme e sonha dentro do útero
VERDADE. Pausa para a fofura! Para finalizar essa lista sobre os mitos e verdades da gestação, separamos um tópico #itimalia!
Estudos feitos com ultrassom observaram que o bebê sonha de 65% a 70% das 16 horas que passa dormindo dentro da barriga. Acredita-se que eles sonham com as experiências e sensações vividas ao longo do dia, nos momentos em que estiveram despertos.
Pode ser com a voz da mamãe, com a sensação da massagem na barriga, uma música tocada ou se lembrando dos movimentos que ele tem aprendido como mostrar a língua, chupar o dedo ou brincar com o cordão umbilical. Que fofinho!
Leia mais:
20 Mitos e Verdades sobre amamentação
10 mitos e verdades do parto cesárea
Sexo na gravidez: Mitos e verdades