a
HomeGravidezAmamentaçãoComo se preparar para a amamentação? Veja dicas!
amamentação
amamentação
s

Como se preparar para a amamentação? Veja dicas!

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Mas, mesmo com tantos benefícios, a amamentação ainda é um desafio para a maioria das mulheres. Uma das principais causas do desmame precoce é a falta de informação e preparação antes do parto. 

Mas tem como se preparar?

Claro que sim! Com informação, você vai se sentir mais segura e preparada para enfrentar os desafios da amamentação. Por isso, busque blogs, sites, vídeos, cursos… tudo o que você puder para estudar sobre o aleitamento. 

Precisa fazer algo nos seios antes do bebê nascer?

De forma geral, não.  Não use cremes ou pomadas, evite os banhos quentes e nem esfregue os mamilos com esponjas. Nada disso vai ajudar na amamentação!

Uma dica eficiente é deixar os seios expostos ao sol, por pouco tempo, sempre antes das 10h e após as 16h. Após o nascimento do bebê, a rotina de banhos de sol pode continuar. 

Meu mamilo é invertido…

Mulheres com os mamilos planos ou invertidos tendem a ter mais dificuldades no início. Mas nenhum tipo específico é empecilho para o aleitamento materno. Toda mulher pode amamentar! 

shutterstock_776384305-1024x937

O leite desceu!

Quando o leite “desce”, os seios tendem a ficar bastante inchados por alguns dias. Para esvaziar as mamas, massageie e ofereça o peito ao bebê, em livre demanda. O uso de bombas de leite também pode ajudar!

Lembre-se: a dor não é um processo normal na amamentação e deve ser avaliada. Verificar se o bebê está com a pega correta é essencial.

O que é livre demanda?

O aleitamento materno em livre demanda é uma das principais formas de se preparar para a amamentação, desde o nascimento do bebê. O ato constante de sugar, sem horários fixos para a mamada, estimula a “descida” e a produção de leite. 

Nas primeiras semanas é normal ter a sensação de que o bebê “mama o tempo inteiro”, mas evite determinar horários e tempo de duração da mamada.

Como é a pega correta na amamentação?

Com a pega correta, o bebê vai aprender a retirar o leite do seio de forma eficiente, sem machucar o seio materno. Veja como é a posição:

amamentação

 

Beba água

A água é a principal matéria-prima do leite materno. É importante que a mulher beba entre 2 e 3 litros de água por dia.

Importante: a mamadeira e o uso de bicos artificiais, como a chupeta, não são recomendados pois incentivam o desmame precoce.

Invista na almofada e poltrona de amamentação

A almofada de amamentação é uma opção de apoio para auxiliar durante as mamadas.

amamentação

 

Ela alivia a tensão nos ombros e braços, ajuda a posicionar o bebê e é um incentivo à pega correta. A poltrona também vai te auxiliar a ter mais conforto neste momento. 

amamentação

Não esqueça de sutiãs de boa qualidade

Os sutiãs devem ser, de preferência, 100% algodão. Peças com sustentação, com alças mais largas, são indispensáveis nesta fase. Sempre troque a peça se ela estiver úmida para evitar contaminação de fungos e bactérias. 

Gostou das dicas? Para ler mais sobre amamentação, clique aqui!

 

Veja também:

Direitos da gestante no trabalho: conheça 5 que você não pode abrir mão

Dicionário da Grávida: siglas e termos médicos que você precisa conhecer

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário