a
HomeBebêComo escolher um bom pediatra para seu filho e se preparar para a consulta?
Como escolher o pediatra para o bebê
Como escolher o pediatra para o bebê
s

Como escolher um bom pediatra para seu filho e se preparar para a consulta?

Estar grávida é um misto de emoções. São tantas coisas para pensar… É consulta pré-natal, quais exames preciso fazer, cuidados com a saúde, montar o enxoval, e por muitas vezes, não pensamos logo de imediato na rotina de consultas com o pediatra do bebê.

Tenha em mente que a escolha de um bom pediatra para seu filho deve ser feita ainda durante a gravidez. Primeiramente, podemos pedir alguma indicação. Porém, entenda que um profissional considerado excelente para outra mamãe, pode não ser para você. E tudo bem! Você precisa se identificar com o médico, afinal ele acompanhará todo o desenvolvimento do seu pequeno.

Como escolher o pediatra

Então, você se pergunta: “o que devo levar em consideração ao escolher um bom pediatra?”. Vamos te dar algumas orientações para esse momento e, ao final dessa matéria, você confere dicas valiosas para aproveitar melhor a consulta com o profissional.

Pediatra: O que levar em consideração ao escolher um profissional?

  • Indicações são importantes

Preferencialmente, a escolha de um pediatra deve ser feita por meio de indicações de outros profissionais médicos ou até mesmo de amigos. Mas como dissemos, não se preocupe caso você achar que o médico do filho de sua amiga não seja bacana para você. É preciso ter identificação com o profissional, o que vai muito além da empatia.

Como escolher o pediatra para seu filho

  • Pesquise sobre o profissional

Isso mesmo! Você pode fazer uma pesquisa na internet sobre o médico pediatra. Ele faz parte da Sociedade Brasileira de Pediatria? Onde ele atende? É perto da sua casa? Ou muito longe? Será que ele aceita o meu plano de saúde? Todas essas perguntas são importantes para a escolha de um pediatra ideal para você.

Conheça o pediatra ainda durante a gravidez

É ideal que a primeira consulta com o pediatra seja feita ainda durante a gravidez para que vocês possam se conhecer. Sendo assim, não deixe para a última hora a escolha do pediatra, hein mamãe!

O pediatra é um profissional muito importante quando o bebê ainda está na barriga da mãe. Ele poderá te aconselhar sobre o aleitamento e ainda responder outras dúvidas que você possa ter nos primeiros dias de vida do bebê.

Escolha o pediatra durante a gravidez

Esse primeiro contato com o pediatra pode ser feito a partir da 32º semana de gestação. É uma consulta onde o profissional pode verificar alguma inconstância na gravidez que, por ventura, venha a influenciar a saúde da criança.

Dicas valiosas para aproveitar melhor a consulta com o pediatra

Agora que você já sabe como escolher um bom pediatra para seu filho, confira dicas valiosas para aproveitar ao máximo a consulta:

  • Antes de ir à consulta, faça uma lista com suas dúvidas. Não tenha vergonha de perguntar nada, e dessa forma, você não esquece nenhum tópico;
  • Crianças se distraem facilmente, por isso é bacana levar um brinquedo para entreter o pequeno, assim você não perde o foco durante a conversa com o médico;
  • Caso o pediatra receite algum medicamento para a criança, não esqueça de pedir toda orientação. Você pode pedir para ele anotar na receita tudo o que você deve fazer para não correr o risco de esquecer algum detalhe;
  • Não saia do consultório com dúvidas ou insegurança, se por um acaso você não tenha entendido alguma recomendação, peça para o profissional repetir as informações.

Como escolher um bom pediatra

Como você pôde perceber, a escolha de um bom pediatra é fundamental para o acompanhamento da saúde e desenvolvimento da criança. Não deixe de perguntar nada que tenha dúvida, fique tranquila para fazer todas as perguntas que achar pertinente. Afinal, uma mãe bem informada deixa o consultório muito mais confiante. Manter uma boa relação com o profissional é crucial para o bem-estar do pequeno, pois ele o acompanhará por muitos anos.

Quer um conteúdo ainda mais aprofundado sobre maternidade e tudo o que envolve esse universo? A Beabá Grão de Gente é a nossa plataforma de cursos online com diversos assuntos: gestação, parto e pós-parto, nutrição, cuidados e desenvolvimento do bebê. Acesse a imagem abaixo e conheça!

Beabá Grão de Gente

Leia mais: 

Desenvolvimento motor: o que esperar na 1ª infância?

A hora de ouro: o que é e qual é sua importância para a mãe e o bebê?

Teste da orelhinha: para que serve e como é feito?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário