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Como aliviar as dores nas costas na gestação?

Uma das queixas mais comuns entre as grávidas são as dores nas costas. Quanto maior o tempo de gestação, maior o incômodo. Só quem já passou sabe, né? É difícil ficar muito tempo em pé, encontrar posição para dormir e muito mais! 

As principais causas são a frouxidão dos ligamentos musculares provocadas por hormônios, o crescimento do útero e até do próprio bebê, que acaba aumentando o peso da mulher na região abdominal. 

Geralmente, as dores nas costas costumam se intensificar nos últimos meses e podem ser classificadas em alguns tipos. É importante identificar qual é o seu para tratar da forma mais adequada! Vamos conferir quais são?

dores nas costas

Tipos de dores nas costas

Lombar

Nesse caso, a dor lombar tem relação com a postura e surge junto com uma curvatura da coluna chamada de hiperlordose. Para se manter em pé, por exemplo, os músculos do local precisam fazer mais força e geram tensão, o que, com o tempo, leva ao desenvolvimento das dores nas costas.

Ciática

É uma dor causada por inflamação ou pressão que atinge a base das costas e não tem relação com a pressão causada pelo bebê. Pode provocar a sensação de formigamento ou fraqueza e se espalhar pela parte de trás da perna.

Pélvica

Esse é o tipo mais comum das dores nas costas na gravidez, afinal é uma consequência disso. Ela pode ter início já no primeiro trimestre ou aparecer alguns dias antes do parto, quando o bebê está encaixando e o peso sobre a bacia passa a ser maior. 

Contrações

Esse tipo é o mais incomum, mas pode ser um sinal de alerta de trabalho de parto prematuro! Por isso, é importante ficar atenta a esse sinal a partir do segundo ou terceiro trimestre e procurar seu médico em casos de dúvidas. 

Depois de saber conhecer os tipo de dores nas costas, é hora de saber como aliviar o incômodo. Vamos lá?

  • Fisioterapia: O tratamento é feito com exercícios respiratório para relaxamento, atividades de flexibilidade, alongamento e correção postural. Além de diminuir as dores nas costas, outro benefício é a redução de câimbras e inchaço.
  • Alongamentos: Seguindo a linha da primeira dica, mas de forma mais simples, os alongamentos devem ser realizados no início e no fim do dia para descomprimir a coluna. Aqui vão duas opções para você:
  1. Deite-se numa superfície confortável, pode ser um colchão ou colchonete, dobre as pernas apoiando a região lombar no chão e estique os braços ao lado do corpo. Levante uma perna de cada vez, segurando-a por trás da coxa pelo mesmo tempo
  2. Em pé e com as mãos posicionadas na altura dos seios, curve-se para frente. Cada posição deve ser feita por aproximadamente 40 segundos. 
  • Exercícios físicos: Essa dica vale para tudo na gestação, né? Não seria diferente para as dores nas costas. Respeitando os limites do seu corpo, é claro. 

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  • Massagens: O legal dessa dica é que pode ser feita por um profissional, pelo seu parceiro ou por qualquer outra pessoa que se disponibilize a ajudar! As massagens reduzem a dor, a pressão nos músculos e diminui o inchaço. Sem contar que é um momento super relaxante. Com um óleo ou creme hidratante, essa opção é uma das favoritas das mamães.
  • Compressas de água quente: O calor reduz a sensação de dor devido ao relaxamento da musculatura. Vale também um banho morno, deixando a água cair bem na região que dói, mas cuidado com as temperaturas altas!

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  • Muitos travesseiros: Eles são aliados das grávidas! Experimente dormir com um travesseiro embaixo da barriga e no meio das pernas para alinhar a postura. Você também encontra no mercado travesseiros especiais para grávidas, mas dá para adaptar produtos do próprio enxoval, como almofada amamentação e rolinho protetor

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  • Sapatos confortáveis: Aposente os saltos muito altos, que exigem maior equilíbrio, e rasteirinhas, que sobrecarregam os calcanhares. É hora de prezar pelo conforto. Aproveite que está super em alta usar tênis e sapatos baixos e manter o look elegante e estiloso!

Gostou das nossas dicas? Esperamos que te ajude a passar por essa fase da gravidez! Para saber mais e manter-se sempre informada, conheça A Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

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Comentário
  • Eu ainda nao sou mamae mais pretendo logo ser… e amo todas as dicas que sei que poderao mim ajudar quando for mae…

    13 de agosto de 2016

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