a
HomeGravidezCircular de cordão: o que é e quais são os riscos?!
circular de cordão
circular de cordão
s

Circular de cordão: o que é e quais são os riscos?!

Durante a gravidez, boa parte das mamães se preocupam com a chamada circular de cordão, que consiste no ato do cordão umbilical ficar enrolado no pescoço do bebê.

Porém, o que muitas mulheres não sabem, é que essa situação é mais comum do que elas imaginam: quase 40% dos bebês têm circular de cordão.

Quais os riscos da circular de cordão?

No útero materno, o feto tem espaço livre e se movimenta na bolsa amniótica. E como o cordão é longo, o bebê pode  passar várias vezes dentro dele ao mudar de posição, dando voltas – a chamada circular de cordão.

Ao contrário do que boa parte das mamães pensam, ele não “enforca” a criança, e pode ser facilmente desenrolado pelo médico durante o parto, depois da passagem da cabeça do bebê.

circular de cordão

 

Para assegurar saúde da gestante e do bebê, o médico recorre a um exame chamado cardiotocografia, que vai acompanhando a frequência cardíaca do bebê e as contrações da mãe ao longo do trabalho de parto.

Esse exame vai monitorar e os batimentos cardíacos, e, consequentemente, se a circulação de sangue pelo cordão está comprometida.

Vale ressaltar que os especialistas afirmam que este quadro não é comum e que, na maioria dos casos, a circular de cordão não influencia no bom andamento do parto normal.

Além disso, se a cesárea for realmente necessária, essa decisão será tomada apenas durante o trabalho de parto.

Confira vídeo do Palavra do Especialista sobre circular de cordão

Ainda tem dúvidas sobre o tema? O ginecologista e obstetra Dr. Gilberto Mello explica tudo sobre o assunto no Palavra do Especialista, quadro da Grão de Gente no youtube. Assista!

Leia Mais:

O que é Cesárea Humanizada?

Curva glicêmica na gravidez: Como é o exame?

A verdade sobre a falta de dilatação

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário