a
HomeGravidezCigarro na gravidez aumenta risco de parto prematuro
shutterstock_609113324-min
shutterstock_609113324-min
s

Cigarro na gravidez aumenta risco de parto prematuro

Mamães, o assunto é bem sério! É preciso tomar muito cuidado com o cigarro na gravidez. As mulheres que fumam durante o período gestacional têm maiores riscos de ter um parto prematuro. A chegada do bebê antes da 37ª semana pode gerar graves problemas de saúde. Fique atenta! O Blog Grão de Gente te ajuda a entender mais sobre o assunto.

Dados alarmantes

No Brasil, estima-se que uma em cada quatro gestantes seja fumante e cerca de metade delas não consegue abandonar o hábito, mesmo depois de esclarecidos os seus riscos. Os dados foram divulgados pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), no fim de 2017.

shutterstock_386102302-min

Por que a nicotina é prejudicial?

Não é novidade para ninguém que o vício em cigarro faz mal à saúde, sobretudo para as futuras mamães. Mas é sempre bom lembrar da tão famosa nicotina, né? Este agente tóxico alimenta a sensação de vício do fumante e prejudica a absorção de nutrientes do feto.

Como age o cigarro na gravidez

A nicotina invade o cordão umbilical, encurtando o espaço por onde são transportados o oxigênio e outros nutrientes ao feto. A placenta da mulher e o líquido amniótico se enchem de nicotina. É como se o pequeno estivesse flutuando dentro de uma bolsa carregada de nicotina, que em alguns casos supera 15% das substâncias presentes na corrente sanguínea da mãe.

Este cenário potencializa o risco do nascimento prematuro do bebê. Os casos mais graves podem até resultar em abortos espontâneos, gravidez ectópica (quando o óvulo fecundado implanta-se em outra estrutura que não o útero) e ainda, se os níveis de nicotina no sangue forem muito elevados, a criança pode nascer sem vida.

Não largo o vício, mas quero engravidar! O que faço?

Sim, sabemos que um vício que está há anos enraizado é difícil de abandonar! Mas é preciso um exercício de reflexão para abdicar do cigarro na gravidez e trazer ao mundo um recém-nascido saudável. Procure desde já ajuda de familiares, psicólogos e do seu obstetra.

E se eu fumar pouco?

Infelizmente, não importa se você vai fumar cinco ou 50 cigarros. As substâncias tóxicas podem prejudicar a saúde do seu pequeno da mesma forma. Não existe uma maneira ideal de consumir o cigarro na gravidez. A recomendação é que você procure ajuda médica para abandonar a dependência.

Tabagismo passivo

Às vezes, a mamãe não fuma. No entanto, o papai ou alguém da família possui o hábito. Neste cenário, é novamente importante o trabalho de conscientização sobre malefícios do cigarro na gravidez. Segundo estudo da Pediatrics, grávidas não fumantes que têm contato com a fumaça do cigarro correm risco 23% maior de que o bebê nasça de forma prematura. A probabilidade de malformação do feto é 13% maior.

Cigarro na gravidez

Amamentação

Os malefícios se estendem para a lactação, afinal, as substâncias tóxicas do cigarro – que são mais de 4,7 mil – são transmitidas ao neném através do leite materno. Mas as mães que não amamentam também devem ficar atentas porque a fumaça é prejudicial para os baixinhos e aumenta a incidência de problemas respiratórios.

Palavra do especialista

Ginecologista e obstetra, o Dr. Gilberto Mello aponta o tabagismo como um dos principais perigos para o parto prematuro. Além deste problema, Mello cita outros cuidados a serem tomados para evitar o nascimento antes da hora. Confira detalhes sobre o assunto no Palavra do Especialista, quadro da Grão de Gente no youtube.

 

Leia mais:

Composição do leite materno do prematuro é diferente
Lançamento: roupas para bebê prematuro
Cuidados com os bebês prematuros

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário