a
HomeGravidezRespondemos às principais dúvidas sobre cicatriz da cesárea
cicatriz da cesárea
cicatriz da cesárea
s

Respondemos às principais dúvidas sobre cicatriz da cesárea

Além da recuperação mais lenta, um dos efeitos da cesariana é a cicatriz. O corte é feito horizontalmente no baixo ventre – um pouco abaixo da marca do biquíni – com um tamanho que varia de 15 a 20 centímetros. Com técnicas cada vez mais modernas, especialmente na hora de “fechar”, a cicatriz da cesárea tende a ficar imperceptível com o tempo, mas é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar a cicatrização.

cicatriz da cesárea

Com o passar do tempo, a cicatriz tende a ficar da cor da pele (ou mais clara) e quase imperceptível.

Cuidados no pós-parto são essenciais para cicatrização perfeita

O tempo de recuperação e cicatrização vai depender das características individuais de cada mulher, além do método utilizado pelo médico. É normal encontrar gestantes que passaram por um corte tradicional, suturado com pontos costurados, e outras que saíram da cesariana com um fechamento por cola cirúrgica.

Mas, independente de como o corte foi fechado, a cicatriz da cesárea exige uma série de cuidados para evitar complicações, como uma hipertrofia no corte, especialmente no puerpério. Confira as principais recomendações para o pós-parto imediato:

  • Não faça nenhum esforço físico e peça ajuda para todas as tarefas, inclusive para tomar banho e ir ao banheiro;
  • Use calcinhas de cós alto, preferencialmente de algodão, para não causar atrito no corte;
  • Lave a região do corte com água e sabão neutro;
  • Seque bem o corte com uma toalha limpa;
  • Pomadas e cremes só devem ser utilizados com indicação médica;
  • Tiras de silicone (micropore) também devem ser prescritas pelo obstetra;
  • Evite depilar a região nas primeiras semanas, para minimizar o atrito e não correr o risco de pêlos encravarem, piorando o aspecto da pele;
  • Procure atendimento médico se o corte apresentar inchaço, queimação e/ ou secreção amarelada. Febre também é um sinal de alerta!
cicatriz da cesárea

É importante evitar o atrito de elásticos com a cicatriz no pós-parto. Aposte em calcinhas de cós alto.

Quando o corte vai cicatrizar?

Em até 14 dias, mas de forma superficial. É importante lembrar que o amadurecimento completo da cicatriz da cesárea pode chegar a 18 meses, quando é possível verificar seu aspecto final.

Cuidado com o sol!

Mesmo após a retirada dos pontos, a mulher não deve expor a cicatriz da cesárea ao sol. O cuidado é recomendado por, pelo menos, seis meses após o parto e evita que a cicatriz fique com uma coloração muito escura. Após esse período, continue utilizando protetor solar para minimizar qualquer risco de escurecimento da cicatriz.

Atenção ao queloide!

Algumas mulheres podem apresentar uma inflamação na cicatriz e formar um queloide, meses após a cirurgia. Cicatriz endurecida, escura e elevada, o queloide forma nódulos ao redor da linha do corte.

Pode causar dor e coceira, sendo bastante incômoda, especialmente do ponto de vista estético. Mulheres negras e orientais são mais propensas a apresentar a complicação, que pode aparecer de forma espontânea ou após um trauma na região.

O tratamento pode envolver uso de corticoides e até mesmo uma nova cirurgia, dependendo da gravidade da lesão. Quem já passou por uma cirurgia anterior e teve queloide, deve informar ao médico antes da cesariana. O profissional irá indicar medidas para prevenir o problema.

cicatriz da cesárea

A cicatriz da cesárea alcança seu amadurecimento completo de um a dois anos após o parto.

Como a cicatriz da cesárea vai ficar após a cicatrização completa?

É preciso aguardar aproximadamente de um a dois anos para ter certeza como ficará a cicatriz da cesárea. Na maioria das vezes, ela fica com um aspecto parecido com a cor da pele e até um pouco mais clara.

Mas se você deseja clarear a marca, nunca use cremes e pomadas por conta própria. Consulte um dermatologista, especialmente se estiver amamentando, pois algumas loções e ácidos – normalmente utilizados para amenizar marcas – não são compatíveis com a amamentação.

O profissional poderá indicar também tratamentos mais agressivos, como o peeling a laser, microagulhamento, luz pulsada e radiofrequência.

 

Leia mais

Qual a diferença entre baby blues e depressão pós-parto?

Sexo pós-parto: 10 principais dúvidas

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Boa noite.
    Fiz uma cesária em 2014. Um dos meus médicos me disse que não posso ter outra cesariana. Já outro me garantiu que posso. Estou grávida de Seia meses e meio. E aí como faço. Tô em dúvida é com medo.

    21 de julho de 2018

Deixe um comentário