a
HomeGravidezChocolate na gravidez: Pode comer?
chocolate na gravidez
chocolate na gravidez
s

Chocolate na gravidez: Pode comer?

A Páscoa está chegando e com ela a grande variedades de ovos de chocolate, barras e bombons para todos os gostos! E para você que é mamãe, como saber a quantidade ideal de chocolate na gravidez?

chocolate na gravidez

Pode comer chocolate na gravidez?

Muito se fala sobre comer chocolate para “ajudar” na hora da ultrassom, que o bebê gosta quando a mamãe come um docinho… Mas é importante lembrar que o chocolate é um alimento calórico, com alta concentração de gordura e açúcar.

Por conta disso, as futuras mamães devem comer com cautela, evitando o exagero. A recomendação é ainda maior para as grávidas com sobrepeso e obesidade.

Além disso, o excesso de chocolate pode causar uma resistência à insulina e virar um agravante para gestantes com tendência a diabetes gestacional.

chocolate na gravidez

 

Mitos x verdades sobre chocolate na gravidez

Agora é hora de desvendar alguns dos principais mitos e verdades sobre o consumo de chocolate na gravidez.

Chocolate provoca azia e enjoo?

Verdade. O açúcar e a gordura em excesso podem ser responsáveis por esses sintomas inconvenientes. O primeiro causa fermentação, o que potencializa ainda mais a típica acidez gástrica da gravidez (provocada principalmente pelo aumento de tamanho do estômago e a consequente pressão abdominal).

O alto teor de gordura relaxa o esfíncter do estômago e favorece a sensação de enjoo. Mas não precisa se preocupar, pois problemas como estes só acontecem se você já tiver uma predisposição.

É melhor consumir o tipo meio amargo ?

Verdade. Quanto maior a concentração de cacau, melhor a prioridade nutricional do alimento. Isso acontece porque a fruta é rica em antioxidante, substância que ajuda na manutenção da saúde. Os chocolates do tipo meio amargo possuem entre 40% e 50% de cacau, mas já existem no mercado tipos que podem chegar de 70% a 90%. Além disso, os chocolates mais amargos têm menos açúcar, leite e gordura na fórmula. O pior tipo é o branco, que é mais gorduroso.

Diet é melhor do que normal!

Mito. O tipo diet não tem açúcar na composição, mas pode ser tão calórico quanto o chocolate ao leite. Além disso eles podem ser mais gordurosos, você sabia?! Isso acontece por que a diminuição do doce precisa ser compensada de alguma forma para que o sabor melhore. Para evitar as armadilhas, fique atenta ao rótulo dos produtos!

Bateu aqueeeela vontade incontrolável de comer chocolate?!

Dê preferência aos tipos meio amargo e coma o equivalente a 30 gramas, que é mais ou menos um bombom!

chocolate na gravidez

Leia Mais:

Melasma: 10 coisas que você precisa saber!

http://www.bloggraodegente.com.br/gravidez/insonia-na-gravidez/

http://www.bloggraodegente.com.br/gravidez/nutricao-para-gestantes/

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário