a
HomeGravidezVocê sabe quais são os chás proibidos na gravidez?
chás proibidos na gravidez
chás proibidos na gravidez
s

Você sabe quais são os chás proibidos na gravidez?

A gravidez é um período de muitas mudanças físicas e emocionais, o que gera muitas dúvidas e exige adaptação. Até um hábito saudável que a mulher mantinha antes de engravidar, como relaxar com um chazinho antes de dormir, pode não ser uma boa ideia nesta fase. É preciso muita cautela com tudo que é consumido, principalmente quando falamos dos chás proibidos na gravidez.

Mesmo naturais, as ervas são poderosas! Com certeza, sua mãe ou avó tem aquela receitinha infalível para curar incômodos corriqueiros, como dor de cabeça ou uma indisposição estomacal. Mas nem tudo é tão simples na gravidez! Algumas ervas podem ser perigosas para o desenvolvimento do feto e até causar um aborto.

chás proibidos na gravidez

 

Conheça os chás proibidos na gravidez:

  • Chá de canela: tem potencial para provocar constrição sanguínea e contrações no útero, causando expulsão do feto ou parto prematuro, em gestações mais avançadas.
  • Chá de hortelã: é especialmente prejudicial à produção de leite, mas deve ser evitado ainda na gravidez.
  • Chá de boldo: bastante utilizado para aliviar incômodos gástricos, o boldo possui ascaridol. Esse componente é tóxico para a gravidez e pode causar um aborto.
  • Chá preto, verde, branco e mate: aceleram o metabolismo e podem causar palpitações cardíacas.

Outros chás proibidos na gravidez

Além destes, que são mais comuns no nosso dia-a-dia, a gestante também não deve consumir: chá de arruda, cipó-mil-homens, erva-de-bicho, buchinha do norte, confrei, espirradeira, melão-de-são-caetano, erva-de-santa-maria, pinhão-de-purga ou pinhão-paraguaio, poejo e losna. São ervas perigosas para grávidas e podem causar aborto.

chás proibidos na gravidez

Sinal verde!

Se você adora tomar chá, fique calma que há exceções! Os chás de camomila, erva-cidreira, capim-limão e erva-doce têm propriedades calmantes e digestivas e podem ser consumidos durante a gravidez. O de erva-doce, por exemplo, é ótimo também para mães que estão amamentando, pois aumenta a produção de leite.

Mas, consuma com moderação!

Como quase tudo na vida, não exagere! Mesmo os chás permitidos na gravidez devem ser consumidos com moderação e com indicação médica. Aproveite as consultas do pré-natal e converse com o seu médico sobre os detalhes da sua alimentação, inclusive sobre o consumo de chás. Mesmo os “inofensivos” podem apresentar efeitos adversos e afetar o bem-estar do bebê se forem consumidos diariamente.

 

Leia mais

Entenda o significado dos desejos na gravidez

Livre-se do incômodo dos gases na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • O chá da filha de goiabeira pode ser tomado enquanto se está amamentando?

    20 de março de 2019

Deixe um comentário