a
HomeGravidezChá de bênçãos traz apoio e acolhimento para a gestante
chá de bênçãos
chá de bênçãos
s

Chá de bênçãos traz apoio e acolhimento para a gestante

A gestação é marcada por transformações físicas, emocionais e espirituais. É um momento de grandes expectativas e também de preocupações, por isso a mulher precisa contar com o apoio daqueles que a rodeiam. É justamente esse o intuito do Chá de Bênçãos, novidade que vem conquistando as futuras mamães.

Chá de bênçãos ajuda na ansiedade pré-parto

É natural que a gestante fique bastante ansiosa na reta final da gravidez, à espera do início do trabalho de parto. Para atenuar qualquer tensão, o chá de bênçãos reúne familiares e amigas próximas, que trazem palavras de apoio, muito carinho e boas energias para mãe e bebê. Sabe aquele desejo sincero de “uma boa hora”? É isso!

“É um momento de alegria, encorajamento e empoderamento rumo à nova fase: a maternidade”, contou a doula Adriana Vieira, que já organizou alguns chás de bênçãos e compartilhou conosco as fotos da celebração de uma de suas doulandas, a Patrícia Marie.

chá de bênçãos

Doula Adriana Vieira e a gestante Patrícia Marie, em seu Chá de Bençãos. Foto: Arquivo Pessoal

 

É igual ao chá de bebê?

Não, o chá de bênçãos não tem relação com o tradicional chá de bebê ou de fraldas. E também não é ligado à uma religião específica. Ao contrário da maratona de organizar um chá de bebê, com decoração, listas de presentes e que pode deixar a mãe ainda mais tensa, o chá de bênçãos tem outro foco: celebrar a transformação da maternidade.

A ideia principal é deixar a gestante mais confiante e acolhida, para que ela se sinta tranquila para o parto e para as mudanças que virão após o nascimento do bebê. “O chá de bênçãos tem a intenção principal de abençoar a família e ser um rito de passagem dessa mulher que irá se tornar mãe”, afirmou Adriana.

Como funciona o chá de bênçãos?

É habitual que o chá de bênçãos seja realizado na reta final da gravidez, já perto do parto, a partir da 37ª semana de gestação. Não há um formato fixo, o estilo da celebração depende da gestante, da doula ou de quem o organizar. Mas há alguns rituais que se repetem na maioria dos encontros, como o escalda-pés.

chá de bênçãos

Escalda-pés faz parte de um dos rituais do chá de bênçãos. Foto: Arquivo Pessoal

A gestante pode iniciar a celebração com os pés em uma imersão de ervas, flores e especiarias – como cravo, canela e gengibre. O ritual remete às antigas tradições, baseadas na medicina chinesa, que incentivam a futura mãe a aquecer os pés para estimular o trabalho de parto. Massagens e até acupuntura podem acompanhar o ritual.

Enquanto a gestante relaxa, todos expressam seus desejos para mãe e bebê. Em algumas celebrações, os presentes escrevem cartas e poemas com bênçãos e palavras de incentivo para o trabalho de parto, com a ideia de “carregarem” as boas energias da celebração.

chá de bênçãos

Cartas e poemas trazem apoio e serenidade para a gestante. Foto: Arquivo Pessoal

Para simbolizar essa rede de apoio, flores e mandalas podem ser desenhadas na barriga, ou até uma ilustração do bebê. Coroas de flores também marcam a coroação desta nova mãe. Tudo acompanhado de conversas positivas, canto e até dança.

Um dos momentos mais emocionantes do chá de bênçãos é a hora da mentalização guiada, quando todos fecham os olhos e imaginam o trabalho de parto e o nascimento do bebê, com a mãe o segurando em seus braços. “O importante é que todas estejam em sintonia e focadas em doar amor, boas palavras, bons pensamentos, boas energias para a mãe e para o bebê”.

Adriana Vieira é doula, educadora perinatal e instrutora de yoga. Há 8 anos trabalhando com gestantes, acompanhou mais de 400 partos. Ministra curso de Formação de Doulas, além de aulas de yoga pré natal, shantala (massagem em bebês) e curso para casal de Preparo para o Parto.

Site: www.namaskaryoga.com.br

Youtube: https://www.youtube.com/user/NamaskarYoga/

Facebook: https://www.facebook.com/Namaskar.Yoga.Brasil

Telefone: (13) 99787-6693

Leia mais

Azia na gestação: causas e prevenção

Por que aumentar o consumo de água na gravidez?

Sofre com a dor lombar na gravidez? Confira dicas e exercícios para aliviar

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário