a
HomeGravidezCerclagem pode prevenir o parto prematuro: veja a indicação
cerclagem
cerclagem
s

Cerclagem pode prevenir o parto prematuro: veja a indicação

Você já ouviu falar em cerclagem? É um procedimento cirúrgico indicado para gestantes diagnosticadas com Incompetência Istmocervical, uma alteração no colo uterino que causa riscos de parto prematuro por dilatação precoce ainda no primeiro ou segundo trimestre e aborto espontâneo. 

A cerclagem é rápida e simples. O médico dá um ou dois pontos para amarrar o colo do útero e impedir o nascimento antes da hora prevista. Porém, só é indicada para quem tem o problema! Apesar de não ser nada complexo, a cirurgia é de risco. Então, se você ouvir por aí que a cerclagem é indicada para todas as gestações gemelares, por exemplo, saiba que é um mito! Nesse caso, o procedimento não evita parto prematuro. 

cerclagem

Como é o diagnóstico que indica a cerclagem?

Na maioria dos casos, o diagnóstico da Incompetência Istmocervical (IIC) é feito pelo histórico clínico da mulher, se ela já teve partos prematuros ou quase indolores, com o rompimento espontâneo da bolsa. Afinal, a IIC provoca dilatação anormal do colo uterino na metade da gravidez.

Exames no pré-natal, como ultrassons transvaginais, ajudam na determinação da doença e indicação da cerclagem, que deve ser feita até a 15ª semana de gestação.

Como é a cirurgia?

É feita via vaginal. O médico introduz um espéculo e opera o colo do útero. Também há opções mais modernas, com auxílio de robôs e apenas três furos no abdome, onde aparelhos são colocados, mas é uma forma mais avançada e menos acessível para a maior parte da população.  

Os pontos são retirados com cerca de 37 semanas para que o parto possa ocorrer normalmente.

Após a realização da cerclagem é necessário permanecer em repouso por longos períodos durante toda a gestação e ficar em abstinência sexual, o que pode ser estressante para a mulher e para toda a família. O momento é de união e paciência, lembrando sempre que a cerclagem foi feita para o bem do bebê.

cerclagem

Existem riscos?

Sim! É normal ficar apreensiva sobre fazer qualquer tipo de cirurgia, mas essa geralmente traz mais benefícios do que danos. Os principais riscos são: favorecer uma infecção intra-uterina e rompimento da bolsa. 

Por isso, é importante fazer a cerclagem o quanto antes e ter uma avaliação médica correta para que ele avalie a situação da paciente. Nos últimos anos, tem ocorrido uma crescente ampliação das indicações para a cerclagem, nem sempre bem fundamentadas. Em casos de dúvidas, procure outras opiniões de especialistas. 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

Leia mais:

Ponto do marido: prática é considerada violência obstétrica

As fases da lua influenciam na hora do parto?

O tamanho do bebê influencia na hora do parto?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário