a
HomeGravidezFamososSerá que é possível uma gestação de casal de gêmeos univitelinos?
Casal de gêmeos univitelinos
Casal de gêmeos univitelinos
s

Será que é possível uma gestação de casal de gêmeos univitelinos?

Gravidez gemelar sempre causa muita curiosidade nas pessoas, principalmente quando são gêmeos idênticos. Mas será que é possível um caso de casal de gêmeos univitelinos? Teoricamente não, já que os bebês univitelinos são sempre do mesmo sexo. Porém, um caso raríssimo levantou essa questão. 

Recentemente, a influencer Camila Monteiro anunciou sua gravidez nas redes sociais e contou que espera um casal de gêmeos univitelinos. Camila realizou um tratamento para engravidar chamado fertilização in vitro (FIV), em que as chances de acontecer gestação múltipla são altas. Em geral, de 20% a 30%. Gestações múltiplas a partir de FIV acontecem porque para aumentar a chance de sucesso no procedimento, ocorre a transferência de mais de um embrião para o útero da paciente. Mas o caso da Camila, como mencionamos, é super raro!

O que são gêmeos univitelinos?

Para explicar melhor porque a gestação gemelar de Camila Monteiro é um caso raro, vamos entender como são formados os gêmeos univitelinos.

Os gêmeos univitelinos são chamados de gêmeos idênticos. Eles se formam quando um único óvulo, fecundado por um só espermatozoide, sofre a divisão. Os gêmeos idênticos têm necessariamente a mesma carga genética (o mesmo DNA) e também o mesmo sexo. Ainda assim, não possuem as mesmas impressões digitais, já que dentro do útero materno eles têm contatos com partes diferentes deste mesmo ambiente.

Casal de gêmeos

Para complementar, os gêmeos bivitelinos são aqueles não-idênticos, quando são formados pela fecundação de dois óvulos por dois espermatozoides. Eles podem ou não ter o mesmo sexo.

Caso raro de casal de gêmeos univitelinos

Mas então, como é possível dois bebês com sexos diferentes serem gêmeos univitelinos? A influencer Camila Monteiro ficou muito surpresa ao revelar a notícia que teria um casal idêntico. “Biologicamente, é “impossível”, mas para o Senhor essa palavra não existe!” Ela menciona que as médicas não encontraram uma explicação que desse certeza do que aconteceu no procedimento para que esse caso ocorresse. E ainda diz que passou por diversos especialistas, mas que ninguém soube responder com certeza.

Segundo Camila, foram descartadas quaisquer anomalias nos genitais dos bebês, e também não é um caso de bebês intersexo (antigamente chamado de hermafrodita). Também houve o descarte de qualquer tipo de síndrome.

A influencer diz que conversou com vários especialistas e geneticistas, que afirmam nunca terem visto isso acontecer. Sendo assim, a teoria mais aceita para o caso é que os dois embriões de alguma forma se uniram. Veja abaixo o post da influencer nas redes sociais, onde ela revela que terá um menino e uma menina idênticos:


 

 

Leia mais:

O que comprar para o enxoval de gêmeos?

5 dicas para aumentar a imunidade na gestação

15 mitos e verdades sobre a gravidez de gêmeos

 

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhum post!

Facebook | Instagram | Pinterest | TikTok | Youtube

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário