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10 benefícios da caminhada na gravidez

O exercício físico é muito além de uma questão estética para as gestantes. A prioridade deve ser a saúde da mamãe e do bebê, que pode ter diversos benefícios com a caminhada na gravidez.

Antes de começar, a mulher deve entender que é necessário autorização médica para realizar qualquer tipo de exercício. Afinal, ninguém melhor que o médico para orientá-la sobre restrições e dicas para lidar com possíveis desafios do percurso.

Após a liberação médica, que geralmente ocorre depois do primeiro trimestre, a atividade física pode ser praticada com equilíbrio e respeito aos novos limites da gestante. 

caminhada na gravidez

Qual é a frequência ideal para as grávidas?

A frequência e intensidade dependerá de características individuais, até mesmo antes da gestação, caso a mamãe já tenha o hábito de praticar exercícios físicos.

O ritmo precisa ser regular, com intervalos para descanso. O período da gestação também deve ser levado em conta, pode ser que na reta final seja mais difícil suportar o peso da barriga por longos períodos.

O tempo mínimo para caminhada na gravidez é de 30 minutos, período clássico em qualquer atividade física. Se conseguir caminha por mais tempo, em sessões curtinhas, é ainda melhor! 

Lembre-se de sempre  levar uma garrafinha de água. Na gestação, a hidratação precisa ser reforçada.

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Atenção aos detalhes para caminhadas durante a gestação!

Priorize o conforto! Para isso, escolha roupas leves e confortáveis, um bom sutiã de sustentação e um par de tênis próprio para caminhada, que não comprima os pés. 

Cuidado com o horário. Evite os períodos de sol forte, ainda mais nas estações mais quentes. Dê preferência aos horários entre seis e 10 da manhã ou após as quatro horas da tarde. Seja em qualquer tempo, não dispense o uso do protetor solar

Conheça 10 benefícios da caminhada na gravidez

1- Fortalece o sistema respiratório

Sabe aquela dificuldade de respirar? É um sintoma comum na gravidez, mas que pode ser amenizado com a caminhada na gravidez. Com a prática, os pulmões que estão saturados de oxigênio trabalham mais ativamente.

2- Fortalece o sistema cardiovascular

A caminhada na gravidez tem um efeito super positivo na circulação em todo o organismo, incluindo o fluxo sanguíneo uteroplacentário. O bebê recebe mais oxigênio e nutrientes, uma ótima notícia, não é mesmo?

As gestantes que caminham com certa frequência também podem notar melhora no inchaço dos membros inferiores, como pernas e pés. 

3- Fortalece o sistema nervoso

A caminhada aumenta o nível de oxigenação no corpo, afetando diretamente o cérebro e o cerebelo, parte do órgão que processa informações visuais e estimulam os neurônios que melhoram a memória e beneficiam a parte auditiva.

Outra questão é a liberação da endorfina pelo sistema nervoso, o que transmite sensações de alegria, relaxamento e bem-estar, sentimentos que toda mamãe precisa! A substância também melhora a qualidade do sono, que é um grande desafio para as grávidas. 

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4- Aumenta a imunidade

As atividades físicas em geral melhoram muito a imunidade, que é tão importante para a gestante. Isso acontece porque a caminhada na gravidez aumenta os linfócitos, células de defesa do organismo. 

5- Aumenta a disposição

Além da endorfina, a caminhada na gravidez também libera um hormônio chamado serotonina, responsável pela produção de bem estar e até mesmo melhora no humor

Para as gestantes, a serotonina ainda vai ajudar bastante na disposição durante os nove meses, promovendo leveza nesse período repleto de desafios e mudanças. 

6- Fortalece os músculos

A caminhada ajuda a fortalecer a musculatura das pernas e da região abdominal. Automaticamente, diminui a tendência do aparecimento de varizes, desconfortos e cãibras na gravidez.

Já a região do abdômen ficará mais forte para sustentar o peso do bebê.

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7- Favorece o posicionamento da coluna

Com a região fortalecida, como no exemplo anterior, a coluna agradecerá! A postura na caminhada é importante para um bom resultado. O ideal é manter o tronco ereto, a cabeça olhando para frente e ficar com braços e antebraços levemente flexionados no corpo, acompanhando o movimento dos passos para dar equilíbrio. 

8- Ajuda a controlar o ganho de peso na gestação

A caminhada na gravidez é uma das melhores opções para fazer uma manutenção do peso, que não pode ser em excesso para não prejudicar a criança e a possibilitar o desenvolvimento de doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia

Quando mantemos o corpo em movimento, o metabolismo acelera e ajuda a queimar as calorias que são ingeridas em excesso. 

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9- Prepara o corpo para o parto

Lembra do primeiro benefício? É na respiração, fator essencial durante o parto. Além disso, o movimento do quadril ao andar ajuda no “encaixe” do bebê para o parto normal. A caminha na gravidez também reduz a dor da parturiente.

10- Acelera a recuperação pós-parto

A gestante que pratica exercícios físicos durante a gravidez tem uma recuperação muito mais rápida! Mas estamos falando de exercícios antes do bebê nascer, certo? Para praticar esportes no pós-parto, é preciso de liberação médica e depende do tipo de parto que você optou. 

Alerta para evitar lesões

Antes de começar a caminhada na gravidez, sempre faça exercícios de alongamento, principalmente nos membros inferiores e no quadril. 

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Nunca tente ultrapassar seus limites ou faça longas caminhadas! Não é o momento, certo? Durante a gravidez, o corpo da mulher produz um hormônio chamado relaxina, que relaxa ligamentos, articulações e músculos, tornando-os mais vulneráveis a lesões. 

Se o exercício for feito em esteiras na academia, cuidado para não exagerar também. 

Curtiu? Conta pra gente se você já tem o hábito de andar ou como introduziu a caminhada na gravidez.

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