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Cãibra na gravidez: quais são as causas e o que fazer?

Nos últimos meses da gestação, a cãibra pode ser um incômodo comum bem doloroso, interferindo nas atividades diárias e até interrompendo o sono. Felizmente, é uma consequência natural de diversos fatores que estão acontecendo no corpo da mamãe e devido ao desenvolvimento do bebê. Por isso, vamos te explicar direitinho as causas da cãibra na gravidez e como amenizá-las. Confira!

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Causas para as cãibras

As grávidas têm uma tendência maior de sentir as cãibras pelo fato da circulação sanguínea ficar mais lenta por causa dos hormônios e pelo grande volume de sangue no corpo, que acaba acumulando em algumas partes do corpo, como as pernas. Quando isso acontece, aparece o inchaço, sintoma que favorece o surgimento da cãibra na gravidez. 

O terceiro trimestre agrava a situação, afinal, o bebê precisa de maior aporte de cálcio para formação e fortalecimento dos ossos, o que afeta diretamente a quantidade do mineral no organismo da mãe, outra causa do temido incômodo.

Também no finalzinho da gestação, o corpo da gestante está mais cansado, principalmente se não há uma rotina de exercícios moderados e adequados a esse período. A sobrecarga muscular, falta de preparo físico, vícios posturais e até uso de calçados errados, como o salto, podem piorar o quadro.

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O excesso de exercício também pode causar cãibra na gravidez. O segredo é a leveza e o equilíbrio, respeitando os limites dessa nova fase. Caso contrário, a fadiga surgirá e você já sabe a consequência, né?

Por último, mas não menos importantes, estão as causas diretamente ligadas à saúde. No pré-natal, são feitos vários exames. Neles, é possível identificar se há falta de potássio e cálcio ou excesso de fósforo no organismo da gestante. Ao ter o diagnóstico, é fundamental seguir as recomendações médicas para suplementação e regulação de tais substâncias. 

Problemas circulatórios, doença vascular ou neurológica também predispõem a cãimbra, assim como o uso de alguns medicamentos. A boa notícia é que tudo isso pode ser esclarecido pelo médico de confiança, que cuidará para que a gestação seja saudável para toda a família. 

Tratamento para a cãibra na gravidez

É possível ficar longe da cãibra na gravidez com bons hábitos de alimentação, hidratação, prática de exercícios físicos e massagens. 

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  • Alimentação: a grávida precisa estar com todos os nutrientes em dia. A banana, por exemplo, é rica em potássio, uma ótima opção de lanchinho para evitar a cãibra na gravidez. Outro fator essencial é evitar alimentos muito industrializados e com excesso de  fósforo como frios e salgadinhos. Bebidas gasosas também precisam de atenção na dieta da mamãe.
  • Hidratação: beber água é sinônimo de saúde e ajuda na retenção de líquidos e inchaço, que podem causar a cãibra.  Além da água, o leite, rico em cálcio, também é benéfico. 
  • Exercícios físicos: não precisa virar uma atleta de uma hora para a outra, mas condicionar o corpo ao peso extra da barriga vai ajudar a manter uma gestação mais saudável. Alongamentos são super bem-vindos, principalmente antes das atividades do dia e antes de dormir, como prevenção. Todos os dias, estique e levante as pernas.
  • Drenagem linfática: a prática auxilia na circulação, mas é necessário liberação do obstetra, ok?
  • Repouso: descansar regularmente com as pernas elevadas, acima do nível do coração, ajuda na circulação do sangue. 

O que fazer quando a cãibra aparecer?

Mesmo com todos os cuidados, ela pode aparecer de surpresa numa fisgada bem incômoda. Na hora, estique bem a perna com os dedos do pé virados para cima, dessa forma, o músculo da região afetada será alongado e a dor diminuirá pouco a pouco.

Faça massagem, coloque uma compressa de água quente no local e cuidado com a postura! Evite manter as pernas cruzadas e o uso de saltos altos.

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