a
HomeGravidezBenefícios pouco conhecidos dos probióticos para as gestantes e os bebês
gestante comendo alimentos ricos em probióticos
gestante comendo alimentos ricos em probióticos
s

Benefícios pouco conhecidos dos probióticos para as gestantes e os bebês

Os probióticos são micro-organismos vivos (lactobacillus) que devem estar presentes no nosso trato digestório e podem afetar positivamente a nossa saúde. Você sabia, que para a ciência moderna, a saúde do intestino é responsável por quase 70% do sistema imunológico? A importância de uma microbiota intestinal saudável está relacionada não só com o sistema imune, mas também com a saúde geral física e psíquica de todas as pessoas.

Curiosidade: o intestino é considerado por alguns pesquisadores o nosso segundo cérebro.

De acordo com a nutricionista do Alô Mamãe Clarisse Corbelini, ter um intestino saudável garante uma absorção eficaz dos nutrientes, vitaminas e minerais dos alimentos e suplementos.

 

gestante comendo alimentos ricos em probióticos

A importância dos probióticos para as gestantes

Para as gestantes, os probióticos são excelentes aliados ao controle do ganho de peso. Além disso, eles auxiliam a diminuir os riscos de um parto prematuro, atuam prevenindo o aparecimento do diabetes gestacional e infecções urinárias – fatos muito comuns neste momento da vida da mulher.

“Outro problema muito comum durante a gestação é a constipação, que pode ocorrer tanto por alterações hormonais, quanto pela maior retenção hídrica – tornando as fezes mais secas e, consequentemente, dificultando a passagem delas pelo intestino. Por isso, é essencial para a gestante uma alimentação rica em fibras, com uma boa ingestão de água e correta suplementação de probióticos”, explica Clarisse.

Alimentos como iogurte, keffir, bebidas fermentadas e suplementos probióticos aumentam o crescimento e diversidade de microrganismos saudáveis no corpo. “As fibras prebióticas, que estão presentes em alimentos como o alho-poró, chicória, cebola, aveia e grãos integrais, são grandes aliadas dos probióticos, que funcionam como alimento para esses micro-organismos”.

A nutricionista do Alô Mamãe conta que o consumo de fibras auxilia também na diminuição da absorção de gorduras e carboidratos pelo intestino, melhorando os níveis de colesterol, auxiliando o controle da glicemia, a redução de peso corporal, fortificando o sistema imunológico e potencializando a absorção de minerais.

 

Benefícios dos probióticos para o bebê

Para o bebê a ingestão desses micro-organismos também é benéfica. Uma colonização bacteriana positiva auxilia em processos alérgicos e no amadurecimento do sistema imune, evitando uma gama de doenças.

“No momento do nascimento, os bebês apresentam um intestino estéril, livre de bactérias, e, por isso, o tipo de parto influencia diretamente no tipo de microbiota que o bebê desenvolverá. Ao passar pelo canal do parto e também durante a amamentação, ocorre uma transferência de bactérias da mãe para o bebê. Sendo assim, quanto maior a variedade de bactérias benéficas a mãe possuir, mais imunidade e saúde o bebê terá”, conta Clarisse.

A nutricionista diz que é importante ressaltar que os suplementos de probióticos diferem em potência e ingredientes. Por isso, apenas profissionais habilitados podem prescrever com segurança a suplementação necessária para cada gestante. Para sanar todas as suas dúvidas, entre em contato com o seu médico ou nutricionista.

 

Sobre Alô Mamãe:

O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário