a
HomeGravidezÉ verdade que bebês podem nascer com o DIU?
diu
diu
s

É verdade que bebês podem nascer com o DIU?

Você viu a foto do recém-nascido que nasceu segurando um DIU? Depois de viralizar na internet, a dúvida sobre o nascimento dos pequenos enroscados no dispositivo intrauterino voltou à tona. 

diu

Dessa vez, o protagonista do clique foi um bebê nascido no Hospital Hai Pong, no Vietnã. A imagem foi feita pelo obstetra Tran Viet Phuong, que acompanhou o parto da mãe de 34 anos. 

Ela usava o método para evitar a gestação há dois anos e já era mãe de duas crianças. O médico explicou que o dispositivo saiu logo após o nascimento do bebê e, em seguida, ele o segurou. Parece inacreditável, né? 

Antes de mais nada, o que é o DIU?

Colocado dentro do útero, ele é feito para impedir a gravidez. O DIU de Cobre, por exemplo, é um dispositivo em formato de “T”, feito de plástico e revestido de cobre, impedindo o encontro dos espermatozóides com o óvulo.

Já o DIU de Mirena, também conhecido também como DIU hormonal, contém o levonorgestrel, hormônio que começa a ser liberado no corpo da mulher para impossibilitar a fecundação. 

diu

Quais são as chances do bebê nascer com DIU?

Com o registro, a ideia de que só engravida quem quer cai novamente em descrédito, já que nenhum método é 100% eficaz. No entanto, estudos mostram que as taxas de gravidez com o dispositivo são pequenas – menos de 1 ou 2%. Além disso, é super raro quando o DIU aparece junto do bebê, no final do parto. 

Isso porque o dispositivo que fica dentro do útero normalmente não fica em contato direto com o bebê, mas com a placenta que preenche toda a cavidade uterina. Na hora da ruptura de bolsa, ele pode enroscar no bebê e vir com ele. Mas não é frequente. Ufa!

diu

O que fazer quando a mulher engravida?

Se a mulher engravida com o DIU, existe uma tendência em retirá-lo com cautela logo no começo da gravidez. Isso acontece para tentar evitar problemas como infecções, sangramentos e ruptura de bolsa prematura. Já para gestações mais desenvolvidas, os médicos costumam optar por não retirar o dispositivo.

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais:

Bebê segurando DIU viraliza na web!

Métodos contraceptivos pós-parto: qual a melhor opção?

Vida sexual no pós-parto: Como lidar com a falta de libido?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário