a
HomeGravidezBebê soluçando na barriga é normal?
bebê soluçando
bebê soluçando
s

Bebê soluçando na barriga é normal?

Ao chegar o terceiro trimestre de gestação, muitas mamães notam o bebê soluçando dentro da barriga. Cerca de 30% das mulheres reparam movimentos ritmados no mesmo lugar acompanhados pelos pequenos pulinhos do pequeno.

Diferente das primeiras mexidas que são esperadas com ansiedade, com os famosos “chutinhos de amor”, o soluço é uma situação que pode deixar as gestantes confusas e assustadas.

bebê soluçando

bebê soluçando

Mas fique tranquila! Na verdade, esse é um sinal de vitalidade e desenvolvimento do cérebro e sistema respiratório da criança!

Bebê soluçando na barriga: por que acontece?

O soluço ocorre devido à contração do diafragma que ainda não está maduro. Ele é o principal músculo ligado à respiração, necessário para a formação do bebê. 

Apesar do pequeno ainda não respirar por meio dos pulmões e sim pelo cordão umbilical, muitos médicos consideram que o bebê soluçando é uma espécie de treino para respirar após o nascimento. 

bebê soluçando

Esses espasmos são esperados e até saudáveis. Ou seja, ele engole o líquido amniótico da bolsa e em algum momento terá soluços pela imaturidade do órgão em desenvolvimento.

Quando os soluços do bebê acontecem?

Eles podem aparecer em qualquer hora do dia, até mesmo quando a mãe está dormindo (e acorda com eles!). Mas, geralmente, os soluços são mais frequentes após as refeições, ou quando a gestante está mais agitada. 

É possível que o bebê tenha várias crises de soluço por dia ou ficar alguns dias sem elas. Ele acaba sendo uma caixinha de surpresa para a mamãe!

bebê soluçando

Como identificar o bebê soluçando?

Muitas mulheres relatam uma sensação de “borboletinha batendo asas”. Ele é diferente de um chute ou cotovelada do bebê: tende a ser um movimento mais sutil, ritmado e que se repete por alguns minutos, podendo durar até meia hora.

bebê soluçando

O soluço incomoda o bebê?

Não! Esse movimento involuntário não dói e não implica em nenhum outro problema. Ele deve ser visto como algo normal, pois está relacionado com o exercício de habilidades motoras, principalmente aquelas relacionadas a de engolir e sugar. 

Após o nascimento, o bebê pode continuar soluçando de vez em quando até que o seu sistema respiratório tenha se adaptado completamente à vida fora do útero materno. 

bebê soluçando

Como parar o soluço do bebê dentro da barriga?

Como você deve ter imaginado, isso não é possível. Nem mesmo que a mamãe leve um susto ou tente alguns truques como prender a respiração e mexer a barriga. 

A grande dica é apenas relaxar e esperar passar! Enquanto isso tome algo mais quentinho como um leite morno ou chá.

bebê soluçando

Leia mais:

Conheça 7 benefícios da música na gravidez

Como calcular a idade gestacional?

Posições do bebê na barriga: quais são e como influenciam no parto?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário