a
HomeGravidezBebê arco-íris e bebê estrela: o que representam?
shutterstock_343622177
shutterstock_343622177
s

Bebê arco-íris e bebê estrela: o que representam?

A chegada do bebê arco-íris é um período de fortes emoções! Assim o fenômeno da natureza, ele chega para colorir a vida dos pais após uma tempestade. Mas ao contrário do que muitos pensam, o bebê arco-íris não muda o passado nem substitui a experiência ruim, mas traz um novo significado e transforma o futuro. 

Para entender melhor o que essa criança representa, precisamos falar também do bebê estrela. Confira o significado de cada um!

Bebê arco-íris

Bebê estrela 

O bebê estrela é aquele que virou realmente uma estrelinha, conforme o ditado popular que indica a perda da vida. Pode ser por conta de um aborto espontâneo ou outra razão, mas ele é o anjinho que será para sempre um filho.

É importante reforçar essa ideia, afinal não é porque a mulher perdeu um bebê na gestação que ela deixa de ser mãe. Ele existiu e aceitar isso significa viver o luto da perda, tentando entender e aceitar o processo doloroso, mas que abre a porta para a esperança. 

Bebê arco-íris

Eles são as crianças que chegam após a perda do bebê estrela. Num momento de tristeza, o bebê arco-íris é razão de extrema alegria e múltiplos sentimentos! 

Há quem diga que para ter um bebê arco-íris, não é necessário ter uma perda gestacional. Por exemplo, um casal que faz diversas tentativas frustradas de gravidez ou até que já foi desenganado, também pode ser considerado pai e mãe de um bebê arco-íris, como um milagre.

Um bebê arco-íris não vem para substituir um bebê estrela, mas sim para trazer de volta o sonho da família. Caso haja dificuldade de entender isso, é possível que haja superproteção.

Bebê arco-íris

Mix de sentimentos requer cuidado

A gravidez, por si só, já transforma e intensifica todos os sentimentos, não é mesmo? Quando se trata de uma gestação de um bebê arco-íris, tudo ganha uma amplitude ainda maior. A pressão, com certeza, pode ser grande. E também o medo.

Por isso, é de extrema importância buscar apoio dos familiares e, se necessário, até de um profissional de saúde para lidar com a situação da melhor maneira possível, aproveitando a gravidez com alegria e gratidão por esse novo bebezinho. 

Um sentimento que pode ser aflorado durante esse período é a culpa. Até a culpa pela alegria da nova gestação, por parecer que a superação foi rápida demais. Se esse é o seu caso ou se você conhece alguém que esteja se sentindo assim, saiba que cada um tem uma forma particular de entender e passar pelo luto.

Para isso, o tempo, a família e até a terapia podem auxiliar a futura mamãe e até mesmo o pai. 

Bebê arco-íris

Quando o bebê arco-íris nascer, tome cuidado com a superproteção

Por causa do trauma vivido anteriormente, os pais e cuidadores do bebê arco-íris podem, sem perceber, proteger demais o pequeno para que ele não se frustre, não se machuque, não sofra, não chore e não seja contrariado. Muito cuidado!

Toda essa proteção das coisas que citamos acima fazem parte de uma vida plena. Um bebê precisa de liberdade para desenvolver suas habilidades, capacidades e talentos. Parte disso surge errando, chorando, caindo, etc.

Fiquem tranquilos! O bebê arco-íris é a prova que depois da tempestade, vem a bonança. Não coloque pesos desnecessários na criança, nem tente preencher o vazio que o bebê estrela deixou.

Bebê arco-íris

Pense no futuro!

Os bebês crescem, certo? E com isso, precisam lidar com o não, com as dificuldades e desafios ao longo da vida. Uma consequência da superproteção é a tendência de resolver tudo para o pequeno.

Exemplos: Não deixar ele resolver questões simples como subir e descer, fazer amizades por conta própria, comer sozinho quando for o momento certo e muitas outras situações rotineiras.

Embora queiramos guardar nossos bebês para sempre, não é possível prevenir as dores e dificuldades da vida. Esteja disponível para orientá-lo, cuidá-lo e amá-lo. Com certeza, já será de grande ajuda para seu bebê de qualquer idade. 

Bebê arco-íris

Você tem ou conhece quem tenha um bebê arco-íris! Conta seu relato aqui nos comentários, vamos amar conhecer a história da sua família. 

Leia mais:

Gravidez de risco: conheça 10 causas

Qual a diferença entre baby blues e depressão pós-parto?

Gravidez semana a semana: como o bebê se desenvolve?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Eu tenho um bebê arco-iris perdi um em 2012 e de lá ora cá so tentativas frustantes, até que um dia uma médica me falou que provavelmente eu não conseguiria engravidar. Tentei outros médicos varios exames e enfim conseguir depois de 6 anos ter minha princesa. Maria Alice.

    20 de março de 2021
  • Estava tudo bem, minha primeira gestação, já com 34 semanas, foi aí numa consulta de rotina que minha bebê não tinha batimentos, foi um desespero pois do nada mudou totalmente meus pensamentos e sonhos… não tive dorer nem corrimento, simplesmente o coraçãozinho dela não estava mais batendo… fui pro hospital e já fiquei internada pra fazer a indução, eu e meu esposo lá pelos corredores sem entender nada, me perguntava oq estava acontecendo se até arecém estavamos tudo bem… fiquei em choque, mas tinha meu marido cmg do meu lado e foi um parto normal lindooo, com muita dor, mas oq mais doia era ela não nascer com vida, foi quando a enfermeira me entregou ela em meus braços toda molinha já sem vida… passei por muitos momentos tristes em q pensei em desistir, mas não perdi a fé em Deus e viemos pra casa, seguimos nossa vida, em minhas orações sempre pedia pra Deus e pra minha bebê que quando eles achavam que eu estava preparada novamente que então me enviasse outro bebê e então demorou 7 meses e engravidei novamente e hj tenho minha bebê arco-íris Nicolli. Nossa inspiração diária para tudo!

    20 de março de 2021

Deixe um comentário