a
HomeGravidezBarriga pós-parto: quando volta ao normal?
barriga pós-parto
barriga pós-parto
s

Barriga pós-parto: quando volta ao normal?

A barriga é a parte do corpo que mais passa por transformações na gestação. Torcemos para que ela cresça e apareça o mais rápido possível, mas e depois que o bebê nasce? A barriga pós-parto é um dos grandes dilemas do puerpério, afinal, o bebê nasce e a barriga não vai simplesmente embora.

Não precisa se sentir mal, mamãe! Essa é a realidade da maioria das mulheres e é totalmente normal. Na gravidez, o útero cresce muito. Antes, ele era do tamanho de uma pera, mas na gestação fica do tamanho de uma melancia. Toda essa distensão move todos os órgãos do local para cima, fazendo com que os músculos abdominais também se afastem para os lados. Tudo isso demora para voltar ao lugar.

Para conseguir uma barriga pós-parto assim como era antes, os cuidados começam quando o bebê ainda está no forninho. É importante não exceder o ganho de peso, praticar exercícios físicos e usar produtos estéticos específicos para grávidas.

barriga pós-parto

Cuidados com a barriga durante a gravidez

  • Controle o ganho de peso. Como já citamos, quanto mais engordar, mais difícil será a recuperação da barriguinha. No Brasil, os médicos recomendam ganhar entre 11 a 15 quilos nos nove meses. Não caia no mito de que a grávida deve comer por dois. Se quiser pensar dessa forma, não pense na quantidade e sim na qualidade dos alimentos!
  • Pratique exercícios físicos frequentemente. Não precisa virar atleta de uma hora para a outra, certo? O que importa é manter o corpo em movimento, respeitando seus novos limites. Os mais recomendados são esportes de baixo impacto: hidroginástica, pilates, caminhada e natação ajudam bastante a perder a barriga pós-parto.  
  • Xô, estrias. Para manter a barriga lisinha, aposte na hidratação, mas não utilize qualquer creme. Prefira produtos específicos para grávidas, com ingredientes potentes, mas que não irritam a pele nem tenham produtos químicos prejudiciais. 
  • Os óleos são bem-vindos! Ainda sobre hidratação, esse tipo de produto é ótimo para passar no banho. De amêndoa e semente de uva são os favoritos!

O bebê nasceu, como perder a barriga pós-parto?

  • Beba muita água! É essencial para evitar a retenção de líquido no corpo e ainda contribui para a amamentação.
  • Se puder, amamente. Essa é uma das maneiras mais eficazes para perder aquela barriga pós-parto indesejada. Amamentar ajuda a queimar calorias e estimula a produção do hormônio que ajuda o útero a se contrair, voltando ao tamanho normal. 
  • Faça drenagem linfática. A massagem contribui para a redução do inchaço da região abdominal e ativa a circulação.
  • Reeduque sua alimentação. Nada de regimes restritivos, é hora de criar hábitos saudáveis de alimentação. 
  • Mexa seu corpo! Assim como na gravidez, o exercício físico é essencial para ter sua barriga de volta. Porém, consulte um médico, que saberá o tempo certo para começar a praticar. 

barriga pós-parto

O tipo de parto interfere na barriga pós-parto?

Sim! O processo é mais rápido para quem teve um parto normal por causa da recuperação e liberação para se exercitar. Já a cesárea pode levar até três semanas para que a mamãe esteja pronta para praticar atividades esportivas. 

Cinta Pós-Parto ajuda na recuperação?

Esse assunto é polêmico, não há uma conclusão sobre o assunto. O mais recomendável é consultar um médico para esclarecer o melhor tratamento para seu caso.

A escolha da cinta pós-parto pode depender do tipo de parto também. Algumas mulheres que passaram pela cesárea sentem a necessidade de colocar o acessório para sentir mais segurança com o corpo. É preciso tomar cuidado com a cicatrização e até com o modelo mais indicado.

E se houver Diástase Abdominal?

É uma questão mais complicada, vai além da estética! Dependendo do caso, é possível corrigir com exercícios. Outras vezes, é preciso até tratamento cirúrgico. Temos um conteúdo completo sobre diástase abdominal, confira!

Não é fácil perder a barriga pós-parto, mas não desista do processo. Se é algo que te incomoda, se esforce para conseguir, faça seu melhor. Acreditamos em você, mamãe! 

Leia mais:

Pós-parto: as mudanças do corpo que ninguém te fala!

Cinta pós-parto: Precisa mesmo usar?

Linha Nigra: o que é e como tratar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário