a
HomeGravidezO tamanho da barriga de grávida afeta o bebê?
barriga de grávida
barriga de grávida
s

O tamanho da barriga de grávida afeta o bebê?

A barriga de grávida é alvo dos principais palpites durante a gestação. Muitas pessoas sugerem que, se está pequena, o bebê não está desenvolvido. Se está muito grande, perguntam: “Será que não são gêmeos?”. Mas muita calma nessa hora! O tamanho da barriga depende de múltiplos fatores e, muitas vezes, não prejudica em nada a saúde do bebê! 

Para começar, vamos esclarecer:

  • O tamanho da barriga NÃO define o tamanho do bebê, ou seja, barriga grande não significa que o bebê é grande e vice versa. 
  • Barriga pequena NÃO quer dizer má formação do bebê.
  • Quando a barriga cresce muito no começo, NÃO significa que ela ficará enorme nos últimos meses!
  • Se a barriga não crescer no começo da gestação, ela pode SIM crescer até o final dela. 

barriga de grávida

Para avaliar a normalidade da gestação, é necessário realizar exames que acompanham o desenvolvimento fetal. Nada de “achismos” ou comparações com outras grávidas, mamães! Confira o que realmente pode influenciar no tamanho da barriga de grávida. 

5 fatores que influenciam o tamanho da barriga de grávida:

1. Genética

Mulheres com biotipo magro, com pouca gordura e musculatura abdominal podem ter uma aparência de barriga maior.

barriga de grávida

Já nas mamães com quadril mais largo, a barriga de grávida pode demorar um pouco mais para aparecer ou ficar menor, pois há mais espaço para a distensão uterina. 

2. Atividades físicas

Se a grávida pratica exercícios físicos e tem um abdômen musculoso, a barriga terá um aspecto menor. Isso acontece porque a musculatura promove uma restrição de movimentos na readequação dos órgãos abdominais, e gera uma pressão que faz com que a barriga de grávida pareça menor. A elasticidade destes músculos também conta.

barriga de grávida

3. Alimentação

Não é segredo que as grávidas devem prestar atenção na alimentação, né? Isso interfere no crescimento do bebê e também da barriga. Se a gestante ganhar muito peso, ela tende a ter uma barriga maior.

No entanto, há outro fator muito importante que deve ser levado em conta: A diabetes gestacional. Ela pode causar um desequilíbrio na saúde da mãe que pode aumentar (em excesso) o peso do bebê e o tamanho da placenta. 

4. Posição do útero

A posição do útero de cada mulher pode influenciar o tamanho da barriga, já que alguns úteros são antevertidos (voltados para frente) e outros retrovertidos (voltados para trás). 

5. Segunda gravidez

Para as mulheres que já estiveram grávidas, a barriga pode aparecer por volta da 12ª semana, podendo dar um indício de tamanho maior. A causa é a musculatura uterina e pélvica, que acaba sendo mais flácida após a primeira gestação, se distendendo com mais facilidade na segunda vez. 

barriga de grávida

Leia mais:

Tamanho do bebê na gravidez. Veja aqui um guia completo!

O tamanho do bebê influencia na hora do parto?

Por que os bebês chutam dentro da barriga?

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário